Pesquisar

Empresas criadas com apoios do IEM são já 514

Miguel Albuquerque visitou três delas em Câmara de Lobos 02-05-2024 Presidência
Empresas criadas com apoios do IEM são já 514

O presidente do Governo Regional visitou, nesta manhã do dia 2 de maio, três empresas no concelho de Câmara de Lobos, criadas com apoios do Instituto de Emprego da Madeira, através do programa CRIEE, de incentivo à constituição da própria empresa por cidadãos desempregados.

Miguel Albuquerque, recorde-se, vem visitando nestas últimas semanas empresas criadas ao abrigo deste programa CRIEE, no Funchal e em Santa Cruz.

Ao todo, desde 215, já foram concretizados 514 projetos de apoio à criação da própria empresa, em programas suportados pelo Instituto de Emprego e que permitiram a criação de 877 postos de trabalho. Num investimento público global de 8,8 milhões de euros.

Também desde 2015, foram apoiadas 27 novas iniciativas empresariais, no âmbito destes programas de criação da própria empresa, no concelho de Câmara de Lobos, cujo montante global do apoio financeiro ascendeu a 593 448,61€, correspondendo à criação de 59 postos de trabalho.

Questionado sobre queixas de promotores das empresas visitadas acerca da dificuldade em encontrar trabalhadores para os seus negócios, o líder madeirense assumiu ser essa uma realidade, que deriva do facto de «nós temos o desemprego mais baixo dos últimos anos». «Quando o desemprego na Região é o mais baixo entre todas as regiões do País e residual, é óbvio que os empresários se possam queixar da falta de mão-de-obra», acrescentou.

No entanto, assume: «É melhor termos algumas queixas de falta de mão-de-obra do que ter queixas ao contrário, ou seja, famílias desempregadas e a passarem grandes dificuldades».

Segundo Miguel Albuquerque, «é evidente que tendência será para termos de importar essa mão-de-obra, sobretudo a não qualificada, como aliás já está a acontecer na restauração e na hotelaria».

«É preciso não esquecer que a grande maioria dos jovens de hoje são licenciados e qualificados, pelo que os serviços e a prestação de serviços não qualificados vão significar que vamos ter de importar mão-de-obra», admitiu, a concluir.

Depois de ter visitado 10 empresas no Funchal e mais três em Santa Cruz, o líder madeirense visitou hoje outras três empresas, desta feita em Câmara de Lobos. A primeira a visitar foi, na

Rua António Prócoro Macedo Júnior, nº 145, no Covão, freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, a “Trigo Rei – Pizzaria e Pastelaria”. Trata-se de um projeto de Délia Cristina Faria Pereira. Iniciou a sua atividade em 3 de agosto de 2021.

Depois, seguiu-se a Padaria do Alecrim, de Rui Alberto Silva Rodrigues, é uma pastelaria tradicional de bairro, com produção própria e comercialização de pães e bolos diversos. Iniciou a sua atividade a 16 de novembro de 2021.

Finalmente, esteve na loja “Maria Têxteis Lar”, de Maria Teresa Silva. Trata-se de uma empresa de comércio a retalho de outros produtos novos, em estabelecimento (comércio de toalhas). Iniciou a sua atividade a 30 de dezembro de 2022.

O Governo Regional da Madeira, no âmbito do programa de criação de empresas e emprego (CRIEE), promovido pelo Instituto de Emprego da Madeira apoiou estas três empresas num investimento global de 71 288,50 €, resultando na criação de 7 postos de trabalho.

Para além desses apoios no âmbito do programa CRIEE, importa referir que as empresas privadas na Região têm beneficiado de um conjunto de outros apoios financeiros no âmbito de outras medidas ativas de emprego, nomeadamente do programa de estágios.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.