Pesquisar

Escola Padre Manuel Álvares tem agora todas as condições

Miguel Albuquerque agradeceu aos pais a aposta certa que estão a fazer na Educação dos seus filhos 06-05-2024 Presidência
Escola Padre Manuel Álvares tem agora todas as condições

Miguel Albuquerque enalteceu as excelentes condições que a Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares oferece, após a construção de literalmente um novo estabelecimento escolar, no mesmo local onde existia o anterior. Uma obra que, recorda, não foi nada fácil, com muitos obstáculos, que um dia, promete, irá contar nas suas memórias.

O presidente do Governo Regional falava na cerimónia de aniversário dos 50 anos da Escola Básica e Secundária da Ribeira Brava, que hoje se assinalaram, aproveitando para enaltecer o «magnífico trabalho realizado pelo conselho executivo liderado pela professora Susana Capelo, mas também pelos professores e funcionários, em prol da Educação das novas gerações» do concelho da Ribeira Brava.

O governante deixou ainda um reconhecimento público aos anteriores presidentes e demais membros dos conselhos executivos que participaram n processo de transição da antiga para a nova escola.

«Lembro-me que foi um percurso repleto de obstáculos. Eu disse, na inauguração da escola, que nas minhas memórias vou contar o que realmente se passou. Mas, quero dizer que da parte dos antecessores deste conselho executivo houve sempre uma disponibilidade, um esforço e uma determinação que foram fundamentais para termos, hoje, este espaço escolar, esta nossa casa, tão bem arranjada e com todas as condições de funcionalidade», salientou.

O líder madeirense fez também questão de sublinhar a aposta certa que os pais, as famílias, os encarregados de educação estão a fazer: «A vossa aposta é a aposta certa. Porque o pilar, o alicerce da Sociedade que nós pretendemos constituir, com pessoas educadas, com acesso à Cultura, com juízo crítico livre, com capacidade para entender o mundo e, sobretudo, de progredir económica e socialmente, está aqui, na escola».

Miguel Albuquerque disse ainda que «é através da Educação que se criam as sociedades mais civilizadas, aquelas que proporcionam igualdade de oportunidades e aquelas que geram coesão social».

Uma sociedade como existia antigamente, onde a Educação era determinada pelo sítio ou pelas famílias onde se nascia, é – garantiu o governante – «uma sociedade condenada ao insucesso, ao desfasamento, à injustiça e à regressão».

«Todo o esforço que todos nós fazemos, muitas vezes com grandes sacrifícios, para educar os nossos filhos, é o melhor investimento que podemos fazer. Porque estamos a dotá-los da capacidade de olharem para o mundo e intervirem sobre o mundo», lembrou.

Na sua intervenção, Miguel Albuquerque chamou ainda atenção para os ataques que estão a ocorrer, na Europa, «à Democracia pluralista, o melhor sistema até hoje criado, porque é melhor viver-se numa Sociedade livre, com defeitos, do que numa sociedade totalitária e que nominalmente é perfeita».

O presidente do Governo Regional apelou para que todos façam uma reflexão sobre os valores necessários a uma Sociedade com valores e princípios, justa e coesa e de modo a garantir que não haja radicalização.

Desta forma, depois de sublinhar o papel que a União Europeia tem tido na concretização do Estado Social, o governante avisou: «A escola não é, nem pode ser, um sítio neutro. É um espaço de liberdade, mas os

valores têm de estar presentes. Os valores do humanismo, da aculturação, da interação entre as famílias e os cidadãos, não podem ser abandonados no espaço escolar».

Deixou ainda garantias de que o apoio à escola da Ribeira Brava é para continuar, bem como de que tudo será feito para que «a Educação na Madeira continue a ser de excelência».

A concluir, um agradecimento: «Obrigado a todos os que contribuem, todos os dias, para que a Educação na Madeira seja um desígnio cada vez mais presente em todos os sectores da nossa Sociedade».


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.