Pesquisar

Albuquerque vai falar com Marcelo sobre o aval do Estado à Região

Miguel Albuquerque diz que é importante que Marcelo Rebelo de Sousa venha visitar à Região. Diz que terá várias conversas com o Presidente da República neste fim-de-semana. Uma delas, assumiu, trata-se da necessidade de garantir que a República cumpra com o que ficou definido em Orçamento Suplementar e de que a mesma República dê o seu aval à operação de financiamento da RAM para fazer face à pandemia. 03-07-2020 Presidência
Albuquerque vai falar com Marcelo sobre o aval do Estado à Região
O presidente do Governo Regional diz que Marcelo Rebelo de Sousa é bem-vindo e que irá aproveitar a visita de Marcelo Rebelo de Sousa, neste fim-de-semana, à Região, para insistir em situações que considera fundamentais para a população da Madeira e do Porto Santo. Uma será o aval do Estado ao empréstimo que a Região terá de pedir, para fazer face à pandemia.

Questionado pelos jornalistas, à margem da visita que fez, hoje, no final da tarde, a uma exploração de pecuária em São Vicente, Miguel Albuquerque disse que estão reunidas todas as condições para que a visita do Presidente da República (que chega sábado e parte no domingo) corra bem.

«Nós sempre dissemos que o Presidente da República tem um papel de influência institucional, decisivo, sobretudo numa altura de crise, em que a Madeira precisa de soluções. Parte dessas soluções estão encontradas no âmbito do Orçamento Suplementar que foi agora aprovado, mas têm de ser concretizadas», explicou.

Segundo o governante madeirense, «o Presidente da República terá aí um papel decisivo, de influência e de poder institucional –uma vez que o Presidente da República é eleito por sufrágio universal – no sentido de garantir que a Madeira não seja discriminada».

Miguel Albuquerque levantou ainda um pouco do véu em relação às conversas que manterá com Marcelo Rebelo de Sousa:  «Uma das conversas que vamos ter com o senhor Presidente da República será a da necessidade de, na operação de financiamento que a Madeira vai realizar, à sua custa e através dos seus recursos, termos também a garantia do Estado. Porque o aval do Estado fará com que os contribuintes da Madeira e o Governo paguem menos juros. E isso não tem qualquer encargo para o Estado.»

E insistiu: «Seria fundamental essa garantia. Se o Estado vai colocar dinheiro na TAP e vai nacionalizar a EFACEC, a população da Madeira merece uma garantia do Estado, que não implicará um tostão para os contribuintes nacionais».

Sublinhando que diz sempre o que tem para dizer e que agora não será diferente, Miguel Albuquerque reitera que é importante a visita, neste momento, do Presidente da República à Madeira. «Deveria ter vindo mais cedo….  Mas, ainda bem que vem», acrescenta.

Depois, em jeito de conclusão: «É importante que esta visita sirva para consolidar aquelas que são as verdadeiras necessidades da população da Madeira e do Porto Santo, face a um Estado que tem estado alheado da situação e das necessidades da população da Madeira e do Porto Santo».

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.