Pesquisar

Técnicos da Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico deslocam-se ao Porto Santo

Dando seguimento ao Plano de Assistência Técnica apresentado em 2015, a Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico (DSDA) vai deslocar a Porto Santo, nos dias 18 e 19 de janeiro de 2023, uma equipa constituída pelos seguintes técnicos: Eng.º Luís Dantas, Eng.ª Márcia Melim, Eng.ª Guida Gomes e Eng.º Miguel Rodrigues. 17-01-2023 Administração Pública do Porto Santo
Técnicos da Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico deslocam-se ao Porto Santo

Dando seguimento ao Plano de Assistência Técnica apresentado em 2015, a Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico (DSDA) vai deslocar a Porto Santo, nos dias 18 e 19 de janeiro de 2023, uma equipa constituída pelos seguintes técnicos: Eng.º Luís Dantas, Eng.ª Márcia Melim, Eng.ª Guida Gomes e Eng.º Miguel Rodrigues.
Durante estes dois dias vão dar continuidade à sensibilização da importância de utilização de Matéria Orgânica, cuja aquisição tem apoio financeiro exclusivamente para os agricultores de Porto Santo, e da utilização do enxofre como acidificante do solo, com o objetivo de melhorar a fertilidade dos solos e consequentemente aumentar a produtividade das culturas. 
Esta equipa vai também monitorizar os ensaios a decorrer na Estação Agrária Experimental do Farrobo, nomeadamente, ensaio com recurso a várias técnicas e produtos para o controlo da praga dos caracóis nas culturas; orientação para a instalação de sistema de agrofloresta como modelo de produção em condições adversas; produção de Biochar, utilizando o forno pirolítico enviado em novembro de 2022, para ensaios de recuperação de solos degradados, projeto VERCOCHAR; ensaio de ecótipos locais de tabaibeira (Opuntia ficus-indica) projeto MADEIRA OPUNTIAS e observação dos ensaios a decorrer com as culturas da pitaia, pitanga e goiaba.
No Âmbito do protocolo de parceria, estabelecido em 2020 entre a Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, o beneficiário coordenador, e a Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, beneficiário associado, foi aprovada pela Comissão Europeia / EASME a candidatura do projeto LIFE DUNAS (LIFE19 CCA/PT/00178). Como forma de relevar a importância e potencialidade da casta “caracol” e preservar os elementos paisagísticos, característicos da Ilha do Porto Santo, compete à Secretaria Regional de Agricultura, como parceiro neste projeto revitalizar uma área agrícola no tardoz da duna a ser intervencionada, preservar e dinamizar a viticultura tradicional da Ilha do Porto Santo, nomeadamente a casta caracol e a recuperação dos típicos muros em "cróché" com forte impacto na paisagem local. 
Para mais informações sobre estes assuntos, a equipa técnica estará a disposição para quaisquer esclarecimentos, e poderá ser contactada através do seguinte número: 291 145 135 (das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30) – Campo Experimental do Farrobo. 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.