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OS DIRETORES ESCOLARES EM AÇÃO: DEMOCRACIA, AUTONOMIA E PERFORMATIVIDADE

OS DIRETORES ESCOLARES EM AÇÃO: DEMOCRACIA, AUTONOMIA E PERFORMATIVIDADE-XV CURSO DE VERÃO 2022-30 de junho e 01 e 02 de julho | Instituto de Educação da Universidade do Minho 13-06-2022 Inspeção Regional Educação
OS DIRETORES ESCOLARES EM AÇÃO: DEMOCRACIA, AUTONOMIA E PERFORMATIVIDADE

Durante os próximos dias 30 de junho e 1 e 2 de julho tem lugar o XV Curso de Verão 2022, OS DIRETORES ESCOLARES EM AÇÃO: DEMOCRACIA, AUTONOMIA E PERFORMATIVIDADE, promovido pelo Departamento de Ciências Sociais da Educação e pelo Centro de Investigação em Educação, do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

A equipa docente é constituída por: Virgínio Sá (coord.), Licínio Lima, Almerindo Afonso, Guilherme Silva, maria João Carvalho, Daniela Silva, Leonor Torres, Fátima Antunes, Fernanda Martins, José Palhares e Emília Vilarinho.

O conhecimento dos diretores, seus perfis e suas equipas, baseado na investigação, após a publicação do DL n.º 75/2008, reveste-se de importância nuclear na formação de educadores e professores. Para além da relativa novidade daquele órgão unipessoal, acrescem outros elementos que são indicadores da complexidade do contexto atual, destacando-se: os agrupamentos de escolas e respetivos perfis; as competências acrescidas do poder municipal; as tensões entre democratização, performatividade e excelência, incluindo a gestão pedagógica da diversidade; a centralidade das plataformas eletrónicas e seus impactos na (des)burocratização da gestão escolar; a produção de conhecimento científico e os impactos desses dados e conclusões em termos de políticas e práticas por parte dos atores políticos centrais, autoridades locais, dirigentes e outros atores escolares.

O Curso de Verão Os Diretores Escolares em Ação: Democracia, Autonomia e Performatividade propõe aos participantes: analisar a centralidade das plataformas eletrónicas e seus impactos na (des)burocratização da gestão escolar; reconhecer as tensões que se estabelecem entre diretor e direção e refletir sobre as peculiaridades inerentes à ideia de "equipa de direção"; conhecer dados de investigação sobre o perfil do(a) diretor(a) e a sua motivação para o exercício do cargo; problematizar os efeitos da configuração “agrupamento” na democratização e melhoria dos processos de escolarização; partilhar e discutir dados de investigação relativos à gestão da diversidade de públicos na escola, com partilhar ênfase nos modos de agrupamento dos alunos; conhecer e problematizar políticas educativas locais de municípios concretos, com destaque para análise da conceção e desenvolvimento de alguns dos instrumentos de tais políticas como a carta educativa, projeto educativo, entre outros; discutir os sentidos atuais de mérito e da excelência escolares e o seu impacto nos processos de gestão e liderança; debater a influência do conhecimento produzido no âmbito da Administração Educacional na definição das políticas e das práticas dos vários atores com intervenção na arena educativa.

Equipa docente

Virgínio Sá (coord.), Almerindo Afonso, Guilherme Silva, Maria João Carvalho, Daniela Silva, Leonor Torres, Fátima Antunes, Fernanda Martins, José Palhares, Emília Vilarinho.

Destinatários

Esta iniciativa é particularmente dirigida a diretores, gestores intermédios, professores e educadores de escolas e/ou agrupamentos de escolas, técnicos de educação, técnicos de serviço social, dirigentes e técnicos da administração local, animadores socioculturais, pais e encarregados de educação, gestores de formação, membros de órgãos autárquicos, de associações de pais, formadores, outros profissionais de educação escolar e não-escolar.

Organização do curso:

O curso compreenderá sessões teóricas e teórico-práticas orientadas por docentes e investigadores do Departamento de Ciências Sociais da Educação e do Centro de Investigação em Educação da UMinho [o curso aguarda acreditação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua].

 Horário de funcionamento: Quinta-feira, 30 de junho (9h-12h30m; 14h30m-18h)

Sexta-feira, 1 de julho (9h-12h30m; 14h30m-18h).

 

Local de funcionamento:

Instituto de Educação

Universidade do Minho

Campus de Gualtar

Braga

 

Inscrições: até 23 de junho de 2022

Secretaria do Departamento de

Ciências Sociais da Educação

Instituto de Educação

Universidade do Minho

Campus de Gualtar

4710-057 Braga

 

Endereço eletrónicocalexandra@ie.uminho.pt   

 

Valor da inscrição:

45 € - Público em geral

20 €  - Estudantes da Universidade do Minho


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