Pesquisar

SICI Webinar – Remote teaching and learning

A Inspeção Regional de Educação participou na quinta-feira, dia 18 de fevereiro, entre as 15.00 e as 16.40 horas, num webinar da SICI (The Standing International Conference of Inspectorates) sobre ensino e a aprendizagem à distância . 18-02-2021 Inspeção Regional Educação
SICI Webinar – Remote teaching and learning

A Inspeção Regional de Educação participou na passada quinta-feira, dia 18 de fevereiro, entre as 15.00 e as 16.40 horas,  num webinar da SICI (The Standing International Conference of Inspectorates) sobre ensino e a aprendizagem à distância .

Em todos os países assiste-se ao impacto da pandemia de Covid-19 na educação. Em vários países, as escolas encerraram, pelo menos parcialmente, e os alunos viram-se obrigados a ter aulas remotamente através de plataformas informáticas como o Teams e o Zoom.

Neste seminário analisaram-se as dificuldades e os desafios que as escolas e professores enfrentam e inventariaram-se os estudos conhecidos na investigação científica sobre a educação à distância.

Donna Neill, Chefe de Investigação em Ofsted, fez a apresentação dos resultados de vários trabalhos realizados na segunda metade de 2020 e que reúnem as opiniões de professores e pais sobre o que funciona bem no ensino à distância, bem como deu a conhecer algumas sugestões de líderes e especialistas em Inglaterra sobre como ultrapassar algumas das barreiras comuns do ensino à distância.

Por outro lado, neste seminário também houve a oportunidade de conhecer o trabalho da Inspeção holandesa, que em estreita colaboração com a Universidade de Maastricht, faz atualmente investigação sobre as oportunidades e os desafios do ensino à distância. A líder do projeto, Daniella Nicolaes, apresentou como surgiu o projeto, quais os seus objetivos (um objetivo externo e um objetivo interno) e como é que a investigação está a ser conduzida. Neste âmbito, foram apresentados os resultados recolhidos na primeira fase, em 46 escolas.

.

Da AGENDA destacou-se:

15.00 Boas-vindas e observações de abertura, Comité Executivo da SICI

15.05 Apresentação por Donna Neill, chefe de Investigação, Ofsted

15.35 Perguntas e discussão          

15.45 Pausa curta

15.55 Apresentação por Daniëlla Nicolaes, inspectora do 1.º ciclo, Inspecção Holandesa da Educação

16.25 Perguntas e discussão

16.35 Encerramento


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.