Pesquisar

SICI WEBINAR: Quality Assurance by Enhancement-led Evaluation

No âmbito das atividades da SICI – Standing International Conference of Inspectorates, decorreu nos dias 14 e 15 de outubro de 2021, através da plataforma Microsoft Teams, entre as 07:30 e as 12:00 horas, o webinar Quality Assurance by Enhancement-led Evaluation , organizado pelo Centro de Educação e Avaliação Finlandês, em articulação com a SICI. 21-10-2021 Inspeção Regional Educação
SICI WEBINAR: Quality Assurance by Enhancement-led Evaluation

Os objetivos desta ação assentaram na partilha de diversos processos que visam promover a qualidade nos Sistemas Educativos Europeus. E neste particular o Centro de Educação de Avaliação Finlandês avalia a educação e produz informação que sustenta a tomada de decisões de política educativa e contribuindo para o desenvolvimento da educação.

Junta-se documento desse Centro elaborado especialmente para este evento em que se descreve como essa qualidade é promovida nos diversos níveis de ensino na Finlândia e que se operacionaliza através de processos de autoavaliação conducentes à melhoria.

A título de exemplo atente-se na seguinte passagem de um dos oradores: (para que a tradução não altere o sentido, deixou-se o texto original em inglês):

"The most autonomous teachers in the world:

-No systematic national testing (has never been);

-Principals don't visit the class (ended 1970s);

-No school supervisors (ended 1980s);

-No textbook and study material control (ended 1994);

-No heavy reporting before and after lessons;

-The curriculum promotes the idea to study without textbooks;

-How to evaluate e.g phenomenon-based learning and other pedagogical models presented in the curriculum?"

 

Foram ainda partilhadas as perspetivas de outros membros da SICI como a Estónia, Luxemburgo e País de Gales.

No workshop participaram inspeções que fizem parte integrante da SICI, bem como na sessão inaugural o seu Presidente Tommy Lagergren, a Ministra de Educação da Finlândia, Li Andersson e o Diretor do Centro de Educação de Avaliação Finlandês, Harri Peltoniemi.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.