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IntervIRE-Boletim informativo da Inspeção Regional de Educação, n.º 14, 2.º semestre de 2022

"O título que dá mote ao texto de fundo desta edição do nosso boletim eletrónico IntervIRE não poderia ter sido melhor escolhido: O Fado da Avaliação. (...)" 20-12-2022 Inspeção Regional Educação
IntervIRE-Boletim informativo da Inspeção Regional de Educação, n.º 14, 2.º semestre de 2022

" (...) O fado transporta-nos para o imaginário do destino, do fadário, quiçá, como refere o dicionário Priberam, Força superior que se crê controlar todos os acontecimentos. Mas será fadário que os alunos “conheçam o que têm de aprender no final de um dado período de tempo, que conheçam a situação em que se encontram quanto às aprendizagens que têm de desenvolver, que conheçam os esforços que têm de fazer para aprenderem o que está previsto e descrito nos documentos curriculares?” Afinal…é assim tão difícil transformar a avaliação num elemento fundamental da melhoria da aprendizagem das nossas crianças e alunos? É claro que também serve para fazermos um ponto de situação, acerca do que os alunos sabem e são capazes de fazer no final de uma unidade didática, por exemplo, enfim, e não terão os resultados desta avaliação, também, fins formativos? Porque será que confundimos tanto a função administrativa de classificar com a função pedagógica de avaliar? Impõe-se, pois, um novo olhar para o processo avaliativo dos alunos, numa dimensão que se não esgote na classificação e certificação, mas que promova a melhoria das aprendizagens. Deixo ao leitor destas páginas esta pequena reflexão e todas as outras que porventura surgirão e recorro ao desenho a lápis de cor de Vinícius de Moraes em Aquarela, quando ele mergulha no imaginário Infantil mais puro, onde em “cinco ou seis retas”, é “fácil fazer um castelo” e com “um simples compasso, num círculo” se faz “o mundo”!" Editorial.


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