Pesquisar

Inspeção Regional de Educação divulgada na Escócia

Standing International Conferência of Inspectorates (SICI) Executive e a Education Scotland em Glasgow 26-09-2018 Inspeção Regional Educação
 Inspeção Regional de Educação divulgada na Escócia

Nos dias 17 e 18 de setembro, em Glasgow, a Standing International Conferência of Inspectorates (SICI) Executive e a Education Scotland dinamizaram um seminário sobre o impacto da inspeção na melhoria das escolas, na qualidade do ensino e no desempenho dos alunos.

Estiveram presentes delegações de diversos países, nomeadamente, Áustria, Bélgica, Chipre, República Checa, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Irlanda do Norte, Lituânia, Malta, Holanda, Portugal continental, Sérvia, Suécia, Inglaterra, Escócia, País de Gales, Ucrânia e Região Autónoma da Madeira, representada pelos seus dirigentes.

O primeiro dia de trabalhos começou com uma apresentação de Madame Chantal Manes, presidente da SICI, seguindo-se duas comunicações, duas perspetivas, sobre o sistema educativo escocês. Esta primeira etapa dos trabalhos concluiu-se com a dinamização de três workshops, onde se abordaram respetivamente:

-como se registam evidências do impacto da inspeção, incluindo o recurso ao feedback, na organização das escolas;

-como é que as práticas da inspeção podem ter efeito na promoção da melhoria da escola;

-como é que a inspeção partilha as boas

práticas das escolas numa perspectiva de promoção da melhoria.

O diretor da inspeção regional de educação da Madeira deu as conhecer aos presentes as especificidades regionais.

O segundo dia foi preenchido com a intervenção das autoridades locais na área da educação, tendo sido abordadas os métodos utilizados pelas autoridades na melhoria da educação e no trabalho colaborativo com a inspeção de educação escocesa. Seguiu-se a partilha com os presentes da realidade de quatro escolas, pela voz dos seus diretores, designadamente na relação e intervenção da inspeção.

A tarde iniciou-se com um painel constituído por inspetores da Irlanda, Malta e Holanda, que abordaram o impacto da inspeção na melhoria das escolas dos seus países.

O seminário encerrou os trabalhos com a discussão sobre o futuro papel da SICI e dos Inspetores, visando que a atividade desenvolvida continue a ter um impacto positivo na melhoria das escolas, na qualidade do ensino e no desempenho dos alunos.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.