Pesquisar

Workshop - strategies and obstacles for innovation, system-wide approach, co-creation.

Nos dias 30 e 31 de maio, decorreu, no Hotel Four Views Bahia, o encontro das inspeções de educação a nível europeu, organizado conjuntamente pela Inspeção Regional de Educação e a Standing International Conference of Inspectorates (SICI), subordinado ao tema strategies and obstacles for innovation, system-wide approach, co-creation. 12-06-2019 Inspeção Regional Educação
Workshop - strategies and obstacles for innovation, system-wide approach, co-creation.

Este encontro contou com a presença de delegações estrangeiras da Alemanha, Bélgica, Bulgária, Escócia, Estónia, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Malta, País Basco, República Checa, República da Moldávia e Suécia, num total de 17 países.

A sessão de abertura enfatizou os desafios que a educação enfrenta na formação do cidadão do século XXI. Seguiram-se intervenções de seis das delegações presentes, nas quais sobressaiu o novo paradigma do trabalho inspetivo e a inovação e o trabalho colaborativo foram notas dominantes. Esta tónica esteve presente nos discursos do diretor da Inspeção Regional de Educação, Jorge Morgado, e da presidente da SICI, Chantal Manes.

O segundo dia de trabalhos teve início com o testemunho das escolas básicas e secundárias de Fonte da Rocha, Nazaré, Porto da Crua e Calheta, seguido de um momento de reflexão, em pequenos grupos, sobre a temática do encontro. No final, Chantal Manes apresentou as conclusões dos dois dias de trabalho, nas quais destacou as estratégias e os obstáculos à inovação.

Este encontro proporcionou a reflexão e a partilha, em sessões plenárias, discussões e trabalhos de pequenos grupos, de diferentes ideias, distintos pontos de vista e experiências de inspeções de diferentes países, com enfoque no tema do workshop - estratégias e obstáculos para a inovação.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.