Pesquisar

Ação de formação "Supervisão interpares, observação de aulas e profissionalidade docente" com Professora Maria Alfredo do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Decorreu no dia 24-01-2020, no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico (CEHA), inserida no ciclo de formação denominada “Diálogos sobre Educação” que teve como destinatários, para além dos inspetores de educação, também os diretores dos estabelecimentos de educação, diretores do 1.º ciclo do ensino básico, delegados escolares e elementos dos conselhos executivos das escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário. 03-02-2020 Inspeção Regional Educação
Ação de formação "Supervisão interpares, observação de aulas e profissionalidade docente" com Professora Maria Alfredo do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Maria Alfredo Moreira é Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho, desempenhando atualmente as funções de Vice-Presidente para a Interação com a Sociedade, coordenadora da especialidade de Educação em Línguas Estrangeiras do Doutoramento em Ciências da Educação e Diretora do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol para o 3º CEB e ES. Desempenhou funções de Coordenadora dos Estágios Pedagógicos da Universidade do Minho, Diretora adjunta do Departamento de Metodologias da Educação, Presidente da Comissão de Estágio de Português-Inglês e Diretora da Revista Portuguesa de Educação.

Ensina e investiga nas áreas da supervisão (pedagógica e da formação), educação em línguas estrangeiras e pedagogia para a autonomia. Na formação de professores o seu trabalho tem incidido sobretudo na articulação entre uma orientação reflexiva e de promoção da justiça social, com recurso à investigação-ação e narrativas profissionais, com uma pedagogia centrada na autonomia dos alunos. Nos campos da formação e da supervisão, é autora das obras A investigação-acção na formação reflexiva do professorestagiário de Inglês (Instituto de Inovação Educacional, 2001), A investigação-acção em supervisão no ensino do Inglês: Processos de (co-)construção do conhecimento profissional (CIEd, 2005) e co-autora da obra No caleidoscópio da supervisão: imagens da formação e da pedagogia (Pedago, 2006, 2ª ed. 2010). Organizou a obra Narrativas dialogadas na investigação, formação e supervisão de professores (Pedago, 2011) e co-organizou as obras Supervisão pedagógica e educação em línguas (Pedago, 2010), “Filhos de um Deus menor”: Diversidade linguística e justiça social na formação de professores (Pedago, 2014), e Formação e mediação sócioeducativa: Perspectivas teóricas e práticas (Areal, 2009).


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.