Pesquisar

Nova data da formação - Seminário – “Remar contra as Desigualdades em Educação-síntese dos resultados da investigação do projeto EDU-Places”.

Devido a pandemia provocada pelo Covid-19, será reagendada brevemente a formação - Seminário – “Remar contra as Desigualdades em Educação-síntese dos resultados da investigação do projeto EDU-Places” organizado pela Inspeção Regional de Educação (IRE. 13-02-2020 Inspeção Regional Educação
Nova data da formação - Seminário – “Remar contra as Desigualdades em Educação-síntese dos resultados da investigação do projeto EDU-Places”.

A coesão social, a democratização e a inclusão educativas (isto é, a participação na educação, na escola e na aprendizagem) constituem parâmetros que guiam as políticas e as práticas socioeducativas orientadas para a superação do insucesso e abandono escolares.

Não obstante, o conhecimento e o debate científicos e educativos abrem espaço e desafiam os investigadores e profissionais a questionar as bases teóricas e empíricas dessas políticas e práticas e a discutir o seu contributo para a compreensão dos processos político-pedagógicos e educativos envolvidos.

Nesta sessão pretende-se analisar esse painel alargado de práticas socioeducativas ― desenvolvidas em diversos contextos geográficos no âmbito de programas nacionais baseados na escola ou na comunidade ― para debater em que termos essas políticas e práticas socioeducativas chegam a:

  •   •         (i) mitigar ou superar certos efeitos de condições estruturais e desvantagens socioeducativas, também fabricadas pelo sistema educativo e outras poderosas instituições;
  •   •         (ii) influenciar a capacidade institucional de efetivamente contribuir para a construção pelos sujeitos de percursos académicos suscetíveis de alargar as oportunidades de     vida de certos públicos em desvantagem face à escolarização. Discutem-se também as relações entre as práticas socioeducativas inclusivas e as comunidades de prática e de aprendizagem dos profissionais envolvidos, ou seja, os modos como se retroalimentam, se fertilizam ou se tornam interdependentes.
  •  

Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.