Pesquisar

Colóquio Diretores Escolares em Ação-13 de março de 2021-I.E.-Departamento de Ciências Sociais da Educação - Universidade do Minho

O colóquio estrutura-se em torno de um conjunto de análises e comentários de diferentes capítulos do livro recentemente publicado pela Fundação Manuel Leão com o mesmo título "Diretores Escolares em Ação". O livro que foi organizado por Licínio C. Lima, Virgínio Sá e Leonor L. Torres compreende diferentes capítulos redigidos por nove autores e coautores. 20-02-2021 Inspeção Regional Educação
Colóquio Diretores Escolares em Ação-13 de março de 2021-I.E.-Departamento de Ciências Sociais da Educação - Universidade do Minho

Vai realizar-se no dia 13 de março de 2021, o Colóquio Diretores Escolares em Ação (online das 10 às 13 horas, na plataforma Zoom). O Colóquio estrutura-se em torno de um conjunto de análises e comentários de diferentes capítulos do livro recentemente publicado pela Fundação Manuel Leão com o mesmo título "Diretores Escolares em Ação". O livro que foi organizado por Licínio C. Lima, Virgínio Sá e Leonor L. Torres compreende diferentes capítulos redigidos por nove autores e coautores.

O capítulo "A centralidade do(a) diretor(a) e as suas representações sobre o governo da escola" será comentado por Manuel António Pereira (Presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares) e Filinto Lima (Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas).

O capítulo "Uma «direção» entre margens: Escola do Vale" será comentado por Emilio J. Veiga Río (Presidente do Forum Europeo de Administradores de la Educación en el Estado Español e Professor da Universidade da Corunha).

O capítulo "A diretora em ação: geografias do poder no agrupamento de escolas de Monte Pequeno" será comentado por Manuela Mendonça (Coordenadora do Sindicato dos Professores do Norte).

O capítulo "A democracia num «modelo de gestão» com diretor: o estudo do caso da Escola da Praça." será comentado por António Neto Mendes (Professor da Universidade de Aveiro).

O capítulo "Decreto-Lei no 75/2008 para que vos quero? O caso do agrupamento de escolas António Sérgio" será comentado por Sofia Viseu (Presidente do Fórum Português de Administração Educacional e Professora da Universidade de Lisboa).

O Colóquio será moderado por Almerindo Janela Afonso e Licínio C. Lima fará o encerramento, os dois são Professores da Universidade do Minho.

O Colóquio é organizado pelo Departamento de Ciências Sociais da Educação em cooperação com o Centro de Investigação em Educação, unidades do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

As inscrições são gratuitas, mas sujeitas a inscrição prévia, enviando email até 10 de março de 2021 para o endereço: calexandra@ie.uminho.pt

Será feito o registo do nome e endereço de email para depois ser enviado o link para participar no Colóquio.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.