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Reunião SICI - 2021/06/23

A Inspeção Regional de Educação, através do seu diretor, participou ontem, pela primeira vez, numa reunião da SICI como membro de pleno direito. 23-06-2021 Inspeção Regional Educação
Reunião SICI - 2021/06/23

A Inspeção Regional de Educação, através do seu diretor, participou ontem, pela primeira vez, numa reunião da SICI como membro de pleno direito.

O mote da reunião centrou-se na situação vivida, lato senso, por cada país/região face à pandemia e, stricto senso, no serviço de inspeção, tendo sido abordados os novos métodos usados no trabalho com as escolas, designadamente com recurso às plataformas informáticas e  a continuação do seu uso futuramente.
Com o objectivo de promover e apoiar a parceria e a cooperação entre os serviços de inspecção discutiu-se, também, a realização de workshops que possam diferenciar as actividades nos grupos regionais com a finalidade de satisfazer o desiderato dos diferentes membros.

Breve síntese do que se passa noutras geografias:

País Basco:
- Hoje em dia, a situação no País Basco melhorou.
- Todas as escolas estão abertas neste momento e quase todos os estudantes estão presentes na escola.
- Os inspetores trabalham todos os dias nos seus gabinetes, no serviço.
- A digitalização tornou-se muito importante: todos os estudantes do ensino obrigatório têm um computador e podem levá-lo para casa.
- Devido às restrições sociais, ainda não é possível aos estudantes trabalhar em grupo. Após a pandemia, eles voltarão ao trabalho colaborativo. Nas escolas primárias, por exemplo, os estudantes mais velhos  ensinam e cuidam dos estudantes mais novos.
- As crianças que têm necessidades  especiais podem acompanhar as aulas em casa.

PORTUGAL - Açores:
- A situação nas nove ilhas tem sido muito diferente: do encerramento detodas as escolas
para a abertura de uma/duas.
- Neste momento, a maioria das escolas está aberta.
- O trabalho dos inspectores mudou devido à redução das visitas às escolas.
- No futuro, ainda haverá visitas a escolas, mas também haverá formas híbridas de trabalhar.

BÉLGICA - Comunidade Holandesa 
- Durante as diferentes fases da pandemia, houve abordagens diferentes do trabalho inspetivo. No início, foram organizadas pequenas visitas às escolas, mas, de momento, o trabalho está a ser desenvolvido com recurso a plataformas digitais.
- Foi desenvolvida uma aplicação para telemóvel para falar com estudantes e pais.
- As ferramentas digitais serão utilizadas com maior frequência no futuro.

BÉLGICA - Comunidade Francófona
- Várias tarefas foram suspensas por decisão do governo a fim de não colocar mais pressão sobre as escolas que foram  duramente atingidas pela crise.
- As tarefas que foram mantidas tiveram em conta as medidas sanitárias, outras foram realizadas remotamente ou sob a forma de questionários que foram enviados às escolas.
- A utilização de videoconferência para reuniões entre colegas e serviços e para o transporte de determinadas tarefas passarão também a ser utilizadas após a pandemia.
- Algumas reuniões presenciais passarão, eventualmente, a ser organizadas de forma mais sistemática com recurso a plataformas online  (poupança tempo, economia de custos, efeito benéfico sobre o ambiente, etc.).

 

 

 


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