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The organisation of school time in Europe. Primary and general secondary education - 2023/2024
A informação está disponível para os 37 países que participam no programa Erasmus+ da UE (27 Estados-Membros, Albânia, Bósnia e Herzegovina, Suíça, Islândia, Liechtenstein, Montenegro, Macedónia do Norte, Noruega, Sérvia e Turquia).
Compulsory education in Europe 2023/2024
Este pequeno texto centra-se na duração da escolaridade/formação obrigatória na Europa. Destaca as idades de início e de conclusão e distingue as noções de educação/formação obrigatória a tempo inteiro e a tempo parcial. A informação está disponível para 39 sistemas educativos europeus que abrangem 37 países que participam no programa Erasmus+ da UE.
Plano de Formação-2023
Plano de Formação-2023
Estado da Educação - 2021
Estado da Educação-2021:"O relatório do Conselho Nacional de Educação Estado da Educação apresenta uma visão integrada e global de um conjunto de indicadores definidos no quadro das políticas europeias e nacionais relativas à educação e à formação de crianças, jovens e adultos em Portugal, de modo a permitir um melhor conhecimento do sistema educativo e a promover um debate informado em torno dos seus principais desafios. Ao longo dos anos, tornou-se uma referência para muitos investigadores...
Formação: Ação Disciplinar - enquadramento e algumas noções práticas
Decorreu entre os dias 24 e 28 de outubro, no auditório da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, uma ação de formação sobre Ação Disciplinar - enquadramento e algumas noções práticas, dinamizada pelos Dr. Manuel Garrinhas e Dr. Daniel Oliveira da IGEC – Inspeção Geral de Educação e Ciência, destinada aos elementos da Inspeção Regional de Educação.
Diálogos sobre Educação – “Remar contra as Desigualdades em Educação"- síntese dos resultados da investigação do projeto EDU-Places” 22 de abril, auditório do Centro de Estudos de História do Atl&
O projeto 'EduPlaces/Locais Educadores: práticas, vozes e percursos de educação inclusiva' constitui um estudo multicasco de dez práticas socioeducativas híbridas e contraditórias, que alteram efeitos de certas barreiras e influenciam os percursos escolares dos jovens que envolvem. Nesse sentido, desafiam a criação de um reportório de práticas institucionais favoráveis à superação de barreiras e à participação de todas as crianças e jovens na aprendizagem e na escola.
Portaria n.º 36/2021, de 18 de fevereiro - Regulamenta a formação contínua dos docentes da Região Autónoma da Madeira
Portaria n.º 36/2021, de 18 de fevereiro - Regulamenta a formação contínua dos docentes da Região Autónoma da Madeira, JORAM, I Série, n.º 31
Equidade na educação escolar na Europa - Eurydice - Este relatório proporciona uma visão geral das estruturas e políticas que influenciam a equidade na educação. Também relaciona as características e os recursos dos diferentes sistemas educativos...
Este relatório proporciona uma visão geral das estruturas e políticas que influenciam a equidade na educação. Também relaciona as características e os recursos dos diferentes sistemas educativos com o desempenho dos alunos em estudos internacionais (PISA, PIRLS e TIMSS). O relatório identifica, também, quais as políticas e estruturas que estão associadas a níveis mais altos de equidade no desempenho dos alunos. Abrange, ainda, informação sobre as seguintes características ...
Escolaridade Obrigatória na Europa 2020/2021
Poderá encontrar os seguintes conteúdos: a duração da escolaridade / formação obrigatória em toda a Europa, as idades de início e de conclusão dos alunos da escolaridade obrigatória. Irá descobrir, por exemplo, que na maioria dos sistemas educativos europeus, a escolaridade obrigatória começa no início da educação primária (CITE 1), frequentemente aos 6 anos de idade. No entanto, a frequência de pelo menos o último ano da educação pré-escolar (CITE 0) é obrigatória em 19 sistemas de ensino. A Fr
Apresentação do livro “Avaliação Institucional e Inspeção: Perspetivas teórico-conceptuais” (link para inscrição no desenvolvimento da notícia).
O livro “Avaliação Institucional e Inspeção: Perspetivas teórico-conceptuais”, publicado pela Porto Editora, vai ser apresentado no dia 15 de dezembro de 2020, às 17h00, via videoconferência na plataforma Zoom. O 13.º volume da Coleção Educação e Formação, conta com a organização de José Augusto Pacheco, José Carlos Morgado e Joana Sousa. A obra é composta por cinco estudos de investigadores de universidades portuguesas (Minho, Évora, Coimbra e Aberta) e valoriza a centralidade da avaliação...
Despacho n.º 457/2020, de 24 de novembro - Procede à 1.ª alteração do Despacho n.º 240/2018, de 24 de julho, que atribui um crédito global de tempos letivos semanais, por cada ano escolar...
Procede à 1.ª alteração do Despacho n.º 240/2018, de 24 de julho, que atribui um crédito global de tempos letivos semanais, por cada ano escolar, para a constituição das estruturas de gestão intermédia, de articulação curricular e de coordenação pedagógica, para a adoção e desenvolvimento de estratégias capazes de dar respostas diferenciadas a todos os alunos, com vista ao seu sucesso educativo, para o desenvolvimento da educação para a cidadania, da formação pessoal e social dos alunos
Nova data da formação - Seminário – “Remar contra as Desigualdades em Educação-síntese dos resultados da investigação do projeto EDU-Places”.
Devido a pandemia provocada pelo Covid-19, será reagendada brevemente a formação - Seminário – “Remar contra as Desigualdades em Educação-síntese dos resultados da investigação do projeto EDU-Places” organizado pela Inspeção Regional de Educação (IRE.
Ação de formação "Supervisão interpares, observação de aulas e profissionalidade docente" com Professora Maria Alfredo do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Decorreu no dia 24-01-2020, no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico (CEHA), inserida no ciclo de formação denominada “Diálogos sobre Educação” que teve como destinatários, para além dos inspetores de educação, também os diretores dos estabelecimentos de educação, diretores do 1.º ciclo do ensino básico, delegados escolares e elementos dos conselhos executivos das escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário.
Nova data da formação - "Supervisão interpares, observação de aulas e profissionalidade docente"
A sessão com a Professora Maria Alfredo do Instituto de Educação da Universidade do Minho, foi reagendada para o dia 24 de janeiro.
Ofício Circular nº 3-2019
Formação - "Supervisão interpares, observação de aulas e profissionalidade docente"
Formação - "Os nossos alunos-cidadãos do séc. XXI; Currículo: aprendizagem, ensino e avaliação; Avaliação das aprendizagens num contexto de flexibilidade e Questões desafiadoras."
Dando continuidade aos Diálogos sobre Educação, a Inspeção Regional de Educação (IRE) organiza mais uma sessão com a Professora Helena Peralta, subordinada ao tema: "Os nossos alunos-cidadãos do séc. XXI; Currículo: aprendizagem, ensino e avaliação; Avaliação das aprendizagens num contexto de flexibilidade e Questões desafiadoras." a ter lugar na sala de conferências da Escola Secundária Jaime Moniz, no próximo dia 13 de junho, quinta-feira, pelas 09:30 horas.
O "DN" divulga: Madeira recebe Encontro Europeu de Inspectores de Educação
Este encontro conta com a presença de delegações estrangeiras da Alemanha, Bélgica, Bulgária, Escócia, Estónia, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Malta, País Basco, República Checa, República da Moldávia e Suécia, num total de 17 países. A sessão de abertura enfatizou os desafios que a educação enfrenta na formação do cidadão do século XXI.
O "DN" divulga: Madeira recebe Encontro Europeu de Inspectores de Educação
Este encontro conta com a presença de delegações estrangeiras da Alemanha, Bélgica, Bulgária, Escócia, Estónia, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Malta, País Basco, República Checa, República da Moldávia e Suécia, num total de 17 países. A sessão de abertura enfatizou os desafios que a educação enfrenta na formação do cidadão do século XXI.
Ação de formação - "Critérios de avaliação das aprendizagens dos alunos - avaliar para classificar ou avaliar para melhorar as aprendizagens dos alunos? Apresentação de um caminho"
Decorreu no dia 22-03-2019, na sala de sessões da Escola Secundária Francisco Franco, inserida no ciclo de formação denominada “Diálogos sobre Educação” que teve como destinatários, para além dos inspetores de educação, também os diretores dos estabelecimentos de educação, diretores do 1.º ciclo do ensino básico, delegados escolares e elementos dos conselhos executivos das escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário.
Relatório CNE: Participação autárquica na gestão das ofertas de educação e formação
"O presente relatório destina-se a apoiar a elaboração de uma recomendação sobre a participação autárquica na gestão das ofertas de educação e formação, no quadro da recente Lei nº50/2018, de 16 de agosto, e do Projeto de Decreto Sectorial – Educação, referentes à transferência de competências da administração central para as autarquias locais e as entidades intermunicipais"
Ação de formação - "Inovação pedagógica, uma improbabilidade possível"
Decorreu no dia 25-10-2018, na sala n.º 215 da Escola Secundária Jaime Moniz, inserida no ciclo de formação denominada “Diálogos sobre Educação” que teve como destinatários, para além dos inspetores de educação, também os diretores dos estabelecimentos de educação, diretores do 1.º ciclo do ensino básico, delegados escolares e elementos dos conselhos executivos das escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário.
Inscrições na formação – “Escalando o pódio: A construção da excelência escolar”
Inscreva-se de: 26-10-2018 a 02-11-2018 na formação – “Escalando o pódio: A construção da excelência escolar” agendada para o os dias 08 e 09-11-2018, no Centro de Estudos de História do Atlântico
Carlos Fino - "Inovação pedagógica, uma improbabilidade possível"
Adiamento da ação de formação.
Ação de formação "O Poder nas Organizações"
Realizou-se na passada sexta-feira dia 15/06/2018, inserida no ciclo de formação denominada “Diálogos sobre Educação” que teve como destinatários, para além dos inspetores de educação, também os diretores dos estabelecimentos de educação, diretores do 1.º ciclo do ensino básico, delegados escolares e elementos dos conselhos executivos das escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário.
Formação Pessoal e Social (FPS)
Reunião para apresentação do projeto "Formação Pessoal e Social" 16-05-2018 Inspeção Regional Educação
Formação Pessoal e Social (FPS)
Reunião para apresentação do projeto "Formação Pessoal e Social" 08-05-2018 Inspeção Regional Educação
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Reunião para apresentação do projeto "Formação Pessoal e Social" 10-05-2018 Inspeção Regional Educação
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Reunião para apresentação do projeto "Formação Pessoal e Social" 14-05-2018 Inspeção Regional Educação
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Reunião para apresentação do projeto "Formação Pessoal e Social" 09-05-2018 Inspeção Regional Educação
Ação de formação "Promoção do Sucesso Escolar: o caso do MIPSE (modelo integrado de promoção do sucesso escolar)"
Realizou-se na passada sexta-feira dia 13/04/2018, inserida no ciclo de formação denominada “Diálogos sobre Educação” que teve como destinatários, para além dos inspetores de educação, também os diretores dos estabelecimentos de educação, diretores do 1.º ciclo do ensino básico, delegados escolares e elementos dos conselhos executivos das escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário.
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Decreto Regulamentar Regional n.º 20/2015/M
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