As novas tecnologias apresentam potencialidades e vantagens, no entanto o seu uso excessivo e cada vez mais precoce acresce riscos para a saúde física e mental e nas relações sociais. Este uso inadequado e a saturação tecnológica a que as crianças estão expostas, pode favorecer o aparecimento de novas condições psicológicas e psicopatológicas. O uso crescente das tecnologias no nosso dia a dia é uma ferramenta fundamental para o entretenimento ou para a aprendizagem, no entanto, é essencial distinguir o seu uso saudável do seu uso excessivo.
Considerando a pertinência em conhecer e atuar sobre este fenómeno, com abrangência mundial, pretende-se potenciar a literacia digital nas famílias com crianças, através do desenvolvimento de uma intervenção preventiva sobre o uso das novas tecnologias na primeira infância e a sua influência na dinâmica familiar, assumindo-se assim, a importância de consciencializar as famílias para a adoção de um modelo parental promotor de um desenvolvimento saudável.
Com esta finalidade e dando continuidade ao projeto “Estou online... e agora?", lançado em 2017, a Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, da Direção Regional da Saúde (DRS), delineou o projeto designado “Estou online e agora? - Preparação para o futuro”.
Nesta primeira fase, este projeto está a ser implementado no Concelho de Santa Cruz, nomeadamente no Centro de Saúde do Caniço e em creches e jardins de infância locais, estendendo-se posteriormente a outros concelhos da RAM.
Particularizando às atividades até agora desenvolvidas no Centro de Saúde do Caniço, estas consistem em formação, dirigida aos enfermeiros generalistas, sobre as consequências do uso precoce/ inadequado das tecnologias digitais na primeira infância, capacitando-os para uma intervenção fundamentada junto das famílias.
Neste âmbito, a DRS relembra destaca algumas estratégias para ajudar as famílias a retardar ou minimizar o uso de ecrãs:
O futuro passa certamente pelo acesso e crescente domínio das tecnologias pelas crianças e jovens, contudo, a interação entre as pessoas será sempre muito importante para o desenvolvimento das competências sociais necessárias à vida em sociedade.
Não deixemos que os ecrãs “roubem” a atenção das nossas crianças e “testemunhem” a maioria dos seus sorrisos.