4.Comunicação.
8.Hospitalidade.
Como corolário da sensibilização, promoção e dinamização da qualidade de serviço, a DRET, no âmbito da plataforma, desenvolveu o Sistema de Reconhecimento da Qualidade e Excelência de Serviço (QESM), que visa distinguir as boas práticas das organizações regionais neste domínio.
Para a gestão deste Sistema, a DRET estabeleceu um protocolo de cooperação com a Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), delegando-lhe competências de gestão e operacionalização do sistema, competindo a supervisão do sistema à DRET.
Este sistema de reconhecimento assenta em três níveis a atribuir às organizações candidatas, que cumpram os requisitos estabelecidos para o efeito, de acordo com o nível agregado de qualidade e excelência de serviço alcançado.
O Nível 1 - Foco, destina-se a reconhecer a ênfase das organizações na qualidade de serviço e na sua melhoria contínua.
O Nível 2 – Performance, reconhece o desempenho da organização e os resultados alcançados.
O Nível 3 – Sustentabilidade, destina-se às organizações com sistemas e práticas já certificados e/ou reconhecidos por referenciais universais no âmbito da gestão da qualidade e excelência (ex: EFQM, ISO), reforçando-se aqui a vertente específica da qualidade de serviço dentro de um sistema mais abrangente da gestão da qualidade.
Consoante o seu nível de maturidade na qualidade de serviço, as organizações poderão optar por apresentar candidatura a um dos níveis de reconhecimento, as quais são efetuadas eletronicamente na página da internet quesa.pt/sistema-reconhecimento, que estará disponível a partir de janeiro de 2018.