Pesquisar

Desconfinamento na Madeira será de forma progressiva e ponderada

O presidente do Governo Regional acaba de garantir que, na Madeira, todo o processo de desconfinamento «será feito de forma ponderada, progressiva, tendo por base o valor da Saúde Pública». Falando à margem da inauguração da nova lota do Funchal, que ocorreu hoje, Miguel Albuquerque reiterou que a prioridade passa pela vacinação da população e pela sua testagem massiva, para se poder ter uma dimensão real do que é a pandemia na Madeira. 16-04-2021 Presidência
Desconfinamento na Madeira será de forma progressiva e ponderada

Questionado pelos jornalistas acerca do número de casos, concentrado num concelho de Machico, sobretudo na freguesia do Caniçal, Miguel Albuquerque rejeitou uma política de desconfinamento diferenciado entre concelhos, tal e qual vai acontecer a nível nacional. «Não vamos fazer compartimentos estanques na Região Autónoma, até porque temos de ter a perceção correta do que se está a passar na Região…. Não podemos ter falsa sensação de segurança», explicou.

«Quero garantir a todos os madeirenses e porto-santenses que a reabertura nunca será feita de forma precipitada e irresponsável. Sê-lo-á com ponderação, bom-senso, para evitar que deitemos tudo a perder!», enfatizou.

Desta forma, diz que só 14 dias após a retoma das aulas é que será avaliado o abrandamento das medidas restritivas.

«Não há maior desconfinamento por razões de segurança. E quem decide é o Governo e a Saúde Pública. Eu também gostava de tomar decisões no sentido da reabertura, mas, como foi dito, nada será alterado. Teremos de, primeiro, avaliar o real impacto da reabertura das escolas em termos de pandemia. Só após o dia 25 é que estaremos em condições de o fazer», explicou.

Reforçando que a sua prioridade e deste Governo sempre foi a Saúde Pública e lembrando que o Continente é o Continente e a Madeira é a Madeira, o líder madeirense sustentou que as decisões do seu Executivo «serão sempre tomadas em função da evolução da situação pandémica».

«Nós sempre avisámos que a reabertura das escolas teria impacto fortíssimo na circulação de pessoas. E também dissemos que iríamos vacinar e testar todos o pessoal docente e não docente. Fizemo-lo dentro de um prazo que obrigou a um grande esforço por parte dos profissionais de Saúde. Estamos a testar os alunos…. Foram detetados apenas 11 casos positivos», recordou.

Miguel Albuquerque disse ainda compreender a ansiedade dos agentes culturais e dos empresários, mas lembra que a Madeira, ao contrário do Continente, nunca esteve em confinamento. Apenas aplicou o recolher obrigatório!

Quanto aos grupos de risco, diz que os mesmos serão vacinados conforme os relatórios médicos e patologias.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.