Pesquisar

“Max foi, a par de Amália, dos artistas mais internacionais”

Presidente do Governo presente na apresentação da obra «Max – Percurso e Vida Artística» 20-01-2022 Presidência
“Max foi, a par de Amália, dos artistas mais internacionais”

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, esteve hoje na apresentação da obra «Max – Percurso e Vida Artística», da autoria do musicólogo Vítor Sardinha, no Centro Cultural da Quinta Magnólia.

O livro, agora editado, traça a longa carreira de Maximiano de Sousa desde o Funchal dos anos 30 até à sua última atuação no Teatro São Luiz, em Lisboa, no dia 12 de abril de 1980.

«Mas – Percurso e Vida Artística» é o resultado de um trabalho de pesquisa, compilação, organização e sistematização, iniciado por Vítor Sardinha em 2018, com base no acervo doado à Região Autónoma da Madeira pela família de Maximiano de Sousa e outras fontes como a imprensa escrita, nacional e internacional, vários trabalhos, nomeadamente a biografia artística e o livro de canções, documentação pessoal e profissional, entre outras.

Na ocasião, o Chefe do Governo salientou o facto de Max ter sido, a par de Amália, dos artistas portugueses mais internacionais de todos os tempos, tendo atuado e editado os seus discos em diversos países da Europa, África, América do Norte e do Sul.

Paralelamente, o líder do Executivo lembrou que Maximiano de Sousa é um ícone vivo e as suas músicas continuam hoje a ser interpretadas diariamente na Madeira e não só.

Destacar, de entre os inúmeros temas presentes na obra, a digressão americana (dezembro 1956 – março 1959), o ponto mais alto da carreira artística de Max, que o levou aos clubes, teatros, auditórios radiofónicos, à televisão estadual e à televisão nacional.

Nessas apresentações, conforme documentado no livro, recolheu significativas e elogiosas críticas da imprensa escrita do tempo, quer americana, quer, depois, na portuguesa.


Anexos

Descritores

Max
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.