Pesquisar

Albuquerque quer Região preparada para mudanças digitais na Saúde

O presidente do Governo Regional entende que é fundamental que a Região esteja preparada para uma mudança gigantesca que vai ocorrer nos Cuidados de Saúde, com o uso da tecnologia, da robótica e da Inteligência Artificial. E agradeceu o contributo dos profissionais de saúde nestes dois anos de pandemia. 21-01-2022 Presidência
Albuquerque quer Região preparada para mudanças digitais na Saúde

Miguel Albuquerque anunciou hoje a aquisição de diversos equipamentos, de ponta, digitais, para o SESARAM, nomeadamente para áreas como os Cuidados Intensivos e as Cirurgias, sobretudo as não intrusivas.

O presidente do Governo Regional esteve hoje na cerimónia de abertura de um curso de formação para dirigentes na área da Saúde, que decorre numa das salas do Pestana Casino, tendo sublinhado que «já é constatável que uma das componentes fundamentais dos serviços de saúde é a utilização de máquinas altamente sofisticadas, sobretudo na cirurgia não intrusiva, onde se está a usar muito a robótica».

Uma utilização que, de futuro, será ainda muito maior, com o governante a garantir que «essa mudança vai ocorrer também no nosso Serviço Regional, com vários equipamentos digitais e de ponta a instalar em vários serviços, com destaque para os Cuidados Intensivos».

«Vamos também adquirir uma máquina para cirurgia, que é o sucedâneo da chamada Davinci, para as cirurgias não intrusivas», anunciou.

O governante afirma que é fundamental que a Região esteja preparada para uma mudança gigantesca que vai ocorrer nos Cuidados de Saúde, com o uso da tecnologia, da robótica e da Inteligência Artificial.

Por isso, sublinhou que num curso como o que está a decorrer «é fundamental que os futuros dirigentes da Saúde Pública percebam que essa mudança vai ocorrer e que será muito benéfica para a prestação dos cuidados de saúde e para a população».

Miguel Albuquerque aproveitou ainda a ocasião para agradecer aos profissionais da Saúde todo o trabalho desenvolvido ao longo destes dois anos de pandemia, bem como o empenho e dedicação manifestados, sublinhando que esse contributo tem sido fundamental para que haja uma esperança fundada em que será possível «ultrapassar este grande desafio de saúde pública e sanitário». "Todos aprendemos com esta crise e vamos continuar a aprender», disse ainda.

O líder madeirense recordou que vêm aí grandes desafios, enfatizando os que vão ocorrer nas áreas da Saúde, da digitalização e da globalização, que será ainda mais abrangente.

O presidente do Governo Regional não tem dúvidas que a ciência, a tecnologia e o racionalismo são determinantes para os desafios da Humanidade.

Neste curso participam 40 profissionais de Saúde, ao nível diretivo e organizacional, que entre hoje e 8 de abril recebem formação.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.