Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.
Pesquisar

Albuquerque satisfeito com nova escola e ensino ministrado na Padre Manuel Álvares

Presidente do Governo relevou meios tecnológicos ao serviço do ensino no concelho que assinalou hoje 108º aniversário. O governante disse que o salto qualitativo alcançado com a Autonomia está refletido também na Ribeira Brava. 07-05-2022 Presidência
Albuquerque satisfeito com nova escola e ensino ministrado na Padre Manuel Álvares

«Eu tive ocasião de visitar já por duas ou três vezes esta escola magnífica, a Padre Manuel Álvares. Um investimento fulcral e importantíssimo do Governo Regional. Esta escola é, através do ensino que está a ser ministrado, com a robótica, os manuais digitais, as salas do futuro, um instrumento decisivo para os jovens ribeira-bravenses transitarem para uma nova economia, que está agora já à nossa porta, e que nós temos de perceber e sobretudo de acompanhar, que é a transição para a economia digital.»

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, disse esta tarde, na sua intervenção, na Sessão Solene do Dia do Concelho da Ribeira Brava, que o município tem atualmente um conjunto de novas infraestruturas «do melhor que há» a nível europeu, acrescentando ainda que os compromissos assumidos pelo seu Executivo para com os ribeira-bravenses serão integralmente cumpridos.

No dia em que se assinalaram os 108 anos do concelho, o Chefe do Governo disse ser da maior importância as novas gerações conhecerem a história da sua Terra e do país, por forma a compreenderem o presente e a perspetivarem, com juízo crítico, o futuro, deixando, para o efeito, um exemplo elucidativo.

«Em 1975/76, 50% da população portuguesa não sabia ler, nem escrever. E aqui, na Madeira, ainda era mais grave: 60% da população não sabia ler, escrever, nem assinar o seu próprio nome.»

Hoje, sublinhou Miguel Albuquerque, a Madeira e o Porto Santo vivem uma das suas maiores conquistas do período autonómico, que decorre do facto de 92% dos seus jovens concluírem o ensino Secundário, e destes, 87% ingressarem no ensino Superior.

«Isto é uma conquista fantástica. E um trabalho extraordinário que foi feito e deve ser louvado», frisou o líder do Executivo.

Miguel Albuquerque indicou que o salto qualitativo que a Região operou, não só no Ensino, como em todas as áreas está refletido no concelho da Ribeira Brava.

O governante reiterou que o trabalho desenvolvido é fruto do diálogo e da cooperação com a autarquia, tendo em vista as necessidades fundamentais dos seus munícipes.

O Chefe do Governo manifestou-se ainda otimista face aos indicadores sociais – desemprego registado em mínimos de 12 anos – e económicos, neste período de retoma, indicando que em diversos setores de atividade, a Região Autónoma regista crescimentos superiores aos do período anterior à pandemia, inclusive 2019, ano que a Região atingiu o seu PIB mais elevado de sempre.


Anexos

Descritores