Pesquisar

Albuquerque garante Madeira preparada para servir de sede às melhores tecnológicas

O presidente do Governo Regional enalteceu hoje – perante as centenas de participantes no Immerse Global Summit Europe, que decorre até sexta-feira na Madeira, no hotel Savoy – as potencialidades da Região para acolher empresas tecnológicas, garantindo às várias empresas participantes no evento (entre as quais algumas das melhores do mundo na área da tecnologia virtual, como a Le Novo, a Meta, a Google, a Adobe, etc) que a Região tem todas as condições para as receber, se quiserem cá se sedear. 28-09-2022 Presidência
Albuquerque garante Madeira preparada para servir de sede às melhores tecnológicas

Miguel Albuquerque, mais tarde, aos jornalistas, salientou a importância da realização na Região de um evento como este, lembrando que se conseguiu, com o mesmo, trazer a vanguarda das empresas que estão no Metaverso até à Madeira.

O que, salienta, é fundamental para se mostrar «o que a Região tem feito na área e o que algumas das empresas da Região têm desenvolvido e que têm tido o grande mérito de apresentar um conjunto de projetos, inovadores e importantes».

«É também importante que estas empresas conheçam o ecossistema que está criado na Madeira, em termos de tecnológicas e desenvolvimento tecnológico, e saibam que se quiserem se sedear na Região têm todas as condições para tal», sublinhou.

O governante elencou um conjunto de vantagens: «Têm um ambiente muito favorável para viver, com boas infraestruturas, com rede 5G, com boas conexões no aeroporto, um clima fantástico, boa comida e grande hospitalidade. E temos ainda um conjunto de instituições que podem servir de suporte à continuidade do desenvolvimento dessas empresas, como são os casos da Universidade da Madeira, da ARIDITI e da Startup Madeira, que estão disponíveis para apoiar o desenvolvimento e a formação de quadros para estas empresas. Temos ainda impostos mais baixos (é o caso da Zona Franca, com impostos na ordem dos 5%)».

Neste sentido, defendeu que este evento representa «um passo muito importante para a aceleração da transição para a economia digital, onde a Madeira está na linha da frente».

Miguel Albuquerque lembrou ainda que a Região está a apostar fortemente na digitalização da Administração Pública, recordando, por exemplo, o caso da Saúde, onde o novo Hospital terá forte componente de inteligência artificial, para o que já foram estabelecidos vários protocolos com empresas. Aliás, alguns dos quais já estão em vigor no atual Hospital.

«Pela primeira vez na história, a Madeira tem condições únicas para ultrapassar os empecilhos estruturais que tiravam competitividade à economia da ilha. Primeiro, era o distanciamento físico para os grandes centros, o segundo era a escala de mercado. Depois, as empresas tinham dificuldade em atrair quadros e havia ainda a questão dos transportes. Com as novas tecnologias, estes constrangimentos desaparecem. A Madeira está hoje em igualdade de condições», concluiu.

Destaque ainda, no dia de hoje, para a apresentação mundial dos óculos de realidade virtual da Lenovo. O maior produtor de computadores do mundo escolheu a Madeira para fazer a apresentação do seu mais inovador projeto nesta área, com o representante da marca a elogiar as condições da Região em termos climáticos e tecnológicos.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.