Pesquisar

Todas as escolas terão uma “sala do futuro”

Todas as escolas dos ensinos básico (segundo e terceiro ciclos) e secundário vão ter uma “sala do futuro”. Até final deste ano letivo serão instaladas mais 14, no âmbito do PRR. O anúncio foi feito, hoje, pelo presidente do Governo Regional, no final de uma visita à sala tecnológica da escola básica e secundária da Ponta do Sol. 03-10-2022 Presidência
Todas as escolas terão uma “sala do futuro”

Miguel Albuquerque sublinhou o facto de a “sala do futuro” – sala tecnológica, devidamente equipada com equipamento tecnológico de ponta, visando preparar os alunos para a transição digital – da escola da Ponta do Sol ser já a 12ª sala do futuro que a Região, acentuando que a mesma vem contemplar a disponibilidade e a formação dos nossos alunos, já no secundário e no básico, nas tecnologias que vão moldar o futuro: a robótica, a multimédia, os sensores, a digitalização….

O governante salientado que udo isto está a ser desenvolvido no sentido de proporcionar aos alunos madeirenses e porto-santenses um ensino virado para o futuro, que depois «lhes possa proporcionar uma boa integração e sobretudo uma boa formação no mundo digital e na economia digital».

Por isso, releva, o Governo Regional vem colaborando com os professores e com as direções das escolas nesta área.

Para o líder madeirense, este «será um passo muito importante para aperfeiçoarmos o nosso ensino e dotarmos os nossos alunos de capacidade de intervenção e de melhor habilitação para o mundo tecnológico».

Miguel Albuquerque aludiu ainda a um projeto-piloto, em equação, que passa por, aproveitando o Centro de Inteligência Artificial da RAM, formar já alguns professores, no sentido de articular ou dar-lhes algumas noções básicas sobre a ligação, cada vez mais estreita, entre a robótica e a Inteligência Artificial.

«Temos de aproveitar a circunstância de termos aqui um dos centros de inteligência artificial mais avançados da Europa para procedermos à formação dos professores e assim avançarmos para esta interligação entre a IA e a robótica», acrescentou.

Foram instalados nesta “sala do futuro “os seguintes equipamentos: mobiliário flexível e adequado a atividades praticas e inovadoras; painel Interativo; impressora 3D; kits de ciências, eletrónica, programação e robótica; material de imagem, som e vídeo, para produção de conteúdos.

Com o intuito de promover uma mudança paradigmática na educação, estes espaços pretendem contribuir para o ponto de viragem rumo à inovação pedagógica. O seu design flexível e o conjunto de tecnologias disponíveis, possibilitam abordagens dinâmicas no acesso ao conhecimento, envolvendo os estudantes numa aprendizagem que se deseja mais próxima dos seus interesses e necessidades.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.