Pesquisar

Auditores do Curso de Defesa Nacional aprendem realidade e desafios futuros da Região

O presidente do Governo Regional deu hoje a conhecer aos membros do Curso de Defesa Nacional 2022/2023 a realidade madeirense e o contributo dado pela Autonomia para o desenvolvimento regional. 25-01-2023 Presidência
Auditores do Curso de Defesa Nacional aprendem realidade e desafios futuros da Região

Miguel Albuquerque falava no salão nobre do Governo Regional, nesta quarta-feira, no âmbito da visita que os participantes na edição deste ano do Curso de Defesa Nacional, um curso de duração de nove meses, que abrange várias temáticas e que leva os seus participantes a vários pontos do país, incluindo as ilhas, de modo a compreenderem, in loco, as diferentes realidades.

Naquelas intervenções, explicaria, mais tarde, aos jornalistas, Miguel Albuquerque opta por traçar um panorama simplificado da evolução da Autonomia, daquilo que a Madeira conseguiu após 1976, com a transferência de poderes e competências, e ainda falar dos desafios do futuro, designadamente a necessidade de diversificarmos a nossa economia, de o Estado assumir a sua quota de responsabilidade, sobretudo, no Estado social e de termos instrumentos para assegurarmos o nosso desenvolvimento.

Perante os auditores, no salão nobre, Miguel Albuquerque salientou ainda os bons resultados da economia, a forma como a Região está a saber reagir à crise pandémica e a encetar um caminho de retoma e falou da grande aposta na diversificação da economia madeirense, lembrando o crescimento do sector do imobiliário e as vantagens das novas tecnologias, que permitem à Região concorrer em pé de igualdade com qualquer outra Região europeia.

Tecnológicas que, disse, deverão ultrapassar em breve o volume de negócios e o valor mediático, muito positivo, do Turismo. «A nossa grande aposta é na digitalização e captação das empresas nesta área», disse Miguel Albuquerque.

O governante deu conta também, aos participantes no Curso, de vários índices da Região, como a mais baixa taxa de criminalidade do País, os resultados históricos do Turismo, os volumes de negócios das Tecnológicas e do Imobiliário.

E ainda colocou a tónica no valor da produção agrícola (100 milhões de euros anuais, nos últimos anos), no recorde de pesca descarregada em 2019, na comercialização do Vinho Madeira que atingiu em 2021 o valor mais alto de sempre.

Abordou igualmente a redução da dívida pública (que passou de 113% do PIB para cerca de 89%, valor estimado para 2022), o superavit nas contas públicas até à pandemia, aludiu à taxa de IRC, a mais baixa do País…

Miguel Albuquerque salientou que o PIB superou os 5,6 mil milhões de euros em 2022, o valor mais elevado de sempre.

Por outro lado, o investimento na Madeira ascendeu aos 838 milhões de euros em 2019, crescendo acentuadamente entre 2017/2019, sempre acima da média nacional.

Outro dado enaltecido pelo líder madeirense foi o número de edifícios licenciados em 2021, o mais alto dos últimos 10 anos, e de edifícios concluídos, também nesse ano (o último com registos), o mais elevado em oito anos.

O Registo de Navios, destacou ainda, tem 829 embarcações registadas e existem 2498 empresas a operar no CINM, que proporcionam 3.540 empregos (sem contabilizar os tripulantes dos navios registados no MAR, que são 10 mil). CINM que tem um peso na receita fiscal da Região na ordem dos 12%.

No Turismo, lembra que o consumo turístico representa 26,6& do nosso PIB, que o rendimento médio por quarto ocupado está em níveis historicamente altos, que passaram quase 590 mil passageiros pelos dois portos de cruzeiros da RAM (em 2019), que os números de passageiros nos aeroportos da Região ultrapassaram, em 2022, os quatro milhões. No ano passado houve 49 companhias com 173 rotas.

O governante destacou também os níveis de emprego, com um máximo histórico de 125 mil e 200 pessoas empregadas, no último trimestre de 2022. Em dezembro de 2022 havia 9995 pessoas inscritas no desemprego, o número mais baixo em 14 anos.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.