Pesquisar

Albuquerque salienta importância atlântica para Portugal e para o Reino Unido

O presidente do Governo Regional participou, hoje, no segundo dia da primeira edição das Conferências do Atlântico, que vem decorrendo, desde ontem, no Museu de Imprensa-Madeira, em Câmara de Lobos. 28-01-2023 Presidência
Albuquerque salienta importância atlântica para Portugal e para o Reino Unido

Miguel Albuquerque assistiu às duas conferências do dia e questionou mesmo os oradores, colocando a tónica na importância do Atlântico e nas tradições atlânticas de Portugal e do Reino Unido.

As Conferências do Atlântico são uma iniciativa conjunta da autarquia de Câmara de Lobos e do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, com o Alto Patrocínio da Presidência do Governo Regional da Madeira.

As sessões enquadram-se no contexto da celebração da visita de Winston Churchill à Madeira, com a sua mulher Clementine.

Ao celebrar a visita de Churchill à Madeira, as Conferências do Atlântico pretendem revisitar o significado do seu compromisso com a tradição ocidental e europeia de liberdade sob a lei, que remonta a Atenas, Roma e Jerusalém; sendo também seu propósito revisitar – esperando entender melhor – o papel decisivo que Churchill atribuiu à Aliança Atlântica e à tradição marítima de liberdade entre os povos de língua inglesa na defesa do Ocidente.

Esta primeira edição das Conferências do Atlântico acolhe também o 650º aniversário da Aliança Anglo-Portuguesa – a aliança mais antiga ainda em funcionamento no mundo.

Para além das conferências que decorrerão no MIM, o evento contemplou a realização de um jantar conferência, ontem, no Casino Park Hotel, sob o tema: “Winston Churchill Memorial Dinner: Celebrating the 650th anniversary of the Anglo-Portuguese Alliance”.

Hoje, estiveram em destaque temas como “Churchill, Europa e América”, em que Joaquim Pinheiro, da Universidade da Madeira, recebeu a sessão, com moderação de Orlando Samões (IEP-UCP, Lisboa) e o palestrante foi Allen Packwood (Director of the Churchill Archives Centre, Churchill College, Cambridge).

Este ainda em análise a Aliança Euro-Atlântica, conferência que teve como anfitriã Isabel Capeloa Gil (reitora, UCP, Lisboa) e moderador João Carlos Espada (Director, IEP-UCP e editor da Nova Cidadania).

O orador foi José Manuel Barroso (ex-Primeiro Ministro de Portugal; ex-Presidente da Comissão Europeia e atual diretor do centro de Estudos Europeus do IEP-UCP).

Após a conclusão das conferências, houve almoço-conferência, no restaurante Vila do Peixe, em Câmara de Lobos, em parceria com a International Churchill Society of Brazil, tendo como orador convidado Ricardo Sondermann (presidente da International Churchill Society of Brazil.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.