Pesquisar

Creche e pré-escolar com taxas de 100% e apoios que chegam a todos os ciclos de ensino

A Madeira tem a taxa mais elevada de frequência de creche do País: 100%. E ao nível do pré-escolar acontece o mesmo. Com reduções realizadas, já por duas vezes, no valor das mensalidades. 02-02-2023 Presidência
Creche e pré-escolar com taxas de 100% e apoios que chegam a todos os ciclos de ensino

Dados hoje sublinhados por Miguel Albuquerque, com o presidente do Governo Regional a lembrar que – no parlamento madeirense, durante o debate sobre Educação – os seus Executivos sempre asseguraram «às famílias que todas as valências e níveis de ensino seriam alvo de apoios justos e eficazes, capazes de assegurar o desenvolvimento das potencialidades de todos e cada um dos nossos alunos».

«Assim o fizemos»!

Perante os deputados, Miguel Albuquerque destacou que, «na valência creche, que entre nós se encontra integrada no sistema de Educação, foram reduzidos, por duas vezes, os valores das mensalidades, assegurando condições a frequência da mesma cada vez mais cedo e por um número cada vez maior de crianças». Como resultado, enfatiza, «temos a taxa de frequência da creche mais elevada do país».

Paralelamente, na valência do ensino Pré-Escolar, que apenas por obrigatório tem o último dos três anos do ciclo, «temos uma taxa de frequência de 100%, tal como acontece com a valência creche, a mais elevada do país».

O líder madeirense destacou as mais-valias para as crianças da sua integração em ambientes educativos desde as mais tenras idades, acrescentando ainda o efeito positivo «dessa frequência na organização da vida familiar, permitindo o cumprimento de horários de trabalho e outras responsabilidades que a permanência dos filhos em casa em muitos casos imobilizaria».

Miguel Albuquerque recordou ainda que «o apoio às famílias se prolonga nos restantes ciclos do ensino, nomeadamente através

dos apoios estabelecidos da Ação Social Escolar, cujas coberturas respondem eficazmente às necessidades da generalidade dos alunos».

«Estamos a falar de apoios em manuais e fichas escolares no 1º ciclo, em apoio à alimentação saudável em todos os restantes, como de resto acontece com os transportes e seguros escolares», elencou.

De seguida, lembrou o programa dos manuais digitais, que providenciou a entrega, sem custos para as famílias, desses manuais e dos respetivos tablets, estando já cobertos todos os alunos entre os 5º e o 8º ano, as turmas de 9º anos dos concelhos da Calheta, da Ribeira Brava e São Vicente, e dez turmas de experiência – piloto do Ensino Secundário.

A propósito, enalteceu: «Este não é apenas mais um apoio às famílias; é o projeto de digitalização das aprendizagens mais estruturado, coerente e consequente do país, motivo de satisfação para as famílias e de orgulho para todos quanto fazem a Educação na Madeira».

Em suma, acrescentou, «o nosso compromisso com a sociedade e as famílias, de melhoria progressiva da Educação tem sido cumprido a rigor e com resultados indesmentíveis».

Desde logo, «expressam-se nos resultados obtidos pelos alunos, em que se destaca o número de repetências (chumbos) ter decrescido drasticamente».

Miguel Albuquerque evoca também que a melhoria desses resultados tem expressão na consolidação do número de jovens madeirenses que têm acedido ao Ensino Superior em instituições nacionais e internacionais e igualmente na Universidade da Madeira.

«Temos hoje uma geração de jovens com acesso a um amplo conjunto de oportunidades de estudo e conquista de competências, fruto da qualidade dos projetos educativos das escolas, cujas lideranças asseguram as expectativas das famílias e as motivações dos alunos», sustentou.

Miguel Albuquerque enalteceu ainda que, no campo das artes e do desporto, como em muitos outros, «as escolas respondem com eficácia às solicitações dos jovens que projetam muitos dos seus sonhos, ambições e criatividades, ao mesmo tempo que assimilam as literacias indispensáveis à sua plena realização como cidadãos».


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.