Pesquisar

Educação na Madeira diferencia-se positivamente do resto do País

Miguel Albuquerque disse hoje a Educação é uma área decisiva para o nosso futuro coletivo e realça que este foi sempre um paradigma dos seus governos. E, também, um campo essencial para a realização individual dos nossos jovens e cidadãos. 02-02-2023 Presidência
Educação na Madeira diferencia-se positivamente do resto do País

O presidente do Governo Regional está no parlamento, onde decorre o debate mensal na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, desta feita sobre Educação.

Falando para os deputados e membros do seu Governo, presentes no parlamento, o governante sublinha que aquele entendimento levou a Região «a concretizar um conjunto de políticas de cujos resultados sobressai uma nítida diferenciação positiva em relação a outros pontos dos País».

«Hoje, quando os pais saem de casa para acompanhar os seus descendentes até às escolas, esses pais sabem que vão encontrar as escolas abertas, com professores motivados para todas as disciplinas, e com o apoio competente de auxiliares de ação educativa», realçou.

Paralelamente, acrescentou, de pronto, «esses encarregados de educação também sabem que os filhos encontrarão, em cada dia de aulas, um ambiente seguro, onde impera a boa organização funcional e pedagógica, uma ocupação salutar dos tempos não

letivos, onde todos têm lugar independentemente das suas condições particulares».

Miguel Albuquerque acentua que, acima de tudo, os cidadãos madeirenses sabem que essas realidades resultam do cumprimento dos compromissos assumidos com a sociedade, com as famílias, com as escolas, com os professores e com os alunos».

Em 2015, aquando da tomada de posse como presidente do seu primeiro Governo, «destacámos o propósito de melhoria progressiva da Educação na nossa Região; passados quase oito anos, não só temos a noção do dever cumprido, como sabemos para onde vamos».

Esse caminho, disse, «há de continuar a ser o da edificação de uma escola inclusiva, capaz de responder a todos, e de a todos assegurar condições plenas para o seu desenvolvimento integral».

E reiterou: «Esse caminho, não temos dúvidas, corresponde às expectativas das famílias, às motivações dos alunos, à criação de condições capazes de alimentar a esperança num futuro melhor para todos».


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.