Pesquisar

Investimento de 52 milhões de euros para prevenção de riscos de derrocadas em estradas

Miguel Albuquerque revelou hoje que foi realizado um investimento de 52 milhões de euros  nas intervenções efetuadas na prevenção e mitigação do risco de derrocadas nas escarpas sobranceiras às vias, através de um programa comunitário de apoio a estas obras. A área em que o risco foi mitigado é de 12 Hectares. Já a população abrangida/beneficiada diretamente por estas intervenções atinge 112.038 pessoas. 31-05-2023 Presidência
Investimento de 52 milhões de euros para prevenção de riscos de derrocadas em estradas

Merecem referência, pela sua relevância na segurança das populações e utentes da rede viária, as seguintes intervenções:

 - ER 222 – Taludes nos sítios das Voltinhas e da Rateira – Ponta do Sol – 2,2 Milhões de Euros;

 - ER 118 – Túnel João Abel de Freitas e Troço de Ligação à Via rápida (Pestana Júnior) – 13,4 Milhões de Euros.

 - ER 110 – Talude das Casas Próximas – ER110 – 400 mil euros;

 - ER107 – Talude do Colmeal – ER107 – 3,5 Milhões de Euros;

 - ER 223 – Troço Estreito da Calheta/Jardim do Mar – 30 Milhões de Euros;

 - ER 103 – Talude da Cruzinha – 2,85 Milhões de Euros;

 

Miguel Albuquerque explicou, porém, que ficaram por fazer estabilizações no valor de cerca de 30 milhões de euros, uma vez que «aquando dos grandes incêndios de 2016, o Governo da República, como forma de ajudar a Região a reerguer-se dessa calamidade pública, comprometeu-se a reforçar as verbas do POSEUR naquele montante», mas sem nunca cumprir a promessa até hoje, como já vai sendo hábito.

«Como o Governo Central não ajuda, uma vez mais viramo-nos para a Europa, com o início do novo quadro financeiro plurianual dos Fundos Europeus para o período 2021/2027. Ao abrigo deste quadro, pretendemos avançar com várias intervenções de prevenção e mitigação de riscos de derrocadas em várias Estradas Regionais», anunciou.

Sobre este tema, o presidente do Governo Regional fez questão de enaltecer e elogiar a ação das equipas de rocheiros na prevenção do risco de derrocadas.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.