Pesquisar

PROJETO DE CANDIDATURA A RESERVA MUNDIAL DA BIOSFERA OFICIALMENTE APRESENTADO

Iniciativa é apadrinhada pelo Governo Regional, através da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais. 09-01-2018 Administração Pública do Porto Santo
PROJETO DE CANDIDATURA A RESERVA MUNDIAL DA BIOSFERA OFICIALMENTE APRESENTADO

 

O objetivo da candidatura a Reserva Mundial da Biosfera, impulsionada pelo Governo Regional e com vários parceiros, desde logo, a Direção Regional para a Administração Pública do Porto Santo, o Município do Porto Santo, a AREAM, IFCN e outras entidades locais e população, assume elevada importância para realçar os fatores distintivos da nossa região ao serviço da promoção do Porto Santo: Biodiversidade e Geodiversidade de excelência, vida marítima e as suas paisagens.

A Reserva Mundial da Biosfera é um estatuto atribuído pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO a certas áreas protegidas pelo que essas áreas, que, neste momento, vão ser submetidas a candidatura cobrem porções de ecossistemas terrestres e costeiros do Porto Santo que cumprem certos requisitos, como forma de conciliar a conservação e o seu uso sustentável dos elementos da biosfera, particularmente a diversidade biológica.


O projeto de candidatura do Porto Santo a Reserva Mundial da UNESCO foi apresentado por Anabela Trindade, Presidente do Comité do Programa Homem e Biosfera e Susana Fontinha, coordenadora regional da candidatura, designada pela Exma. Sr.ª Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, tendo a abertura sido efetuada pelo Diretor Regional para a Administração Pública do Porto Santo, Jocelino Velosa.


Por último, Idalino Vasconcelos, Presidente da Câmara Municipal do Porto Santo esteve presente na cerimónia e louvou a iniciativa do Governo Regional e referiu que apoiará com entusiasmo, trabalho e dedicação. Lançou um desafio de se envolverem e de contribuírem com o saber e com a experiência de cada um.


Uma distinção pela UNESCO, neste ano, seria fundamental e até extremamente oportuno, para contribuir para a dinamização de uma estratégia que vise o desenvolvimento sustentável do nosso destino turístico. Daí que seja importante o envolvimento e acompanhamento das entidades e personalidades locais para que o Porto Santo consiga almejar este objetivo de se juntar a outras 669 reservas, espalhadas por 120 países, da Rede Mundial de Reservas de Biosfera (WNBR).


Fotografias gentilmente cedidas pelo Município do Porto Santo

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.