Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Frota do peixe-espada deverá ser renovada com o apoio da UE

Está tudo mais do que bem encaminhado para que a frota pesqueira do peixe-espada possa ser renovada, já no âmbito do próximo Quadro Comunitário de Apoio, anunciou, há pouco, Miguel Albuquerque. 09-08-2019 Presidência
Frota do peixe-espada deverá ser renovada com o apoio da UE

Miguel Albuquerque anunciou há pouco estarem muito próximas do sucesso as negociações em curso para a renovação da frota dos barcos de pesca de peixe espada. O governante falava nesta sexta-feira à noite, perante centenas de pessoas, durante a cerimónia de abertura da Festa do Peixe Espada, que se desenrola até domingo em Câmara de Lobos, numa organização da Junta local,

O presidente do Governo Regional diz que a questão está prestes a ser resolvida, no âmbito do próximo Quadro Comunitário de Apoio. «Já há um entendimento com Espanha e com França relativamente a esta questão e na negociação para o próximo Quadro vamos, de certeza, conseguir os fundos necessários para assegurar a renovação da frota pesqueira de peixe-espada», adiantou.

«Isto é uma questão lógica: nós não estamos a renovar frotas para dizimar toneladas e toneladas de peixe no oceano, estamos a renovar frotas que fazem parte da nossa cultura, de frota pesqueira nas ilhas periféricas, de frotas que são essenciais para o desenvolvimento da nossa economia e para a nossa forma de vida», complementou.

Quanto à questão da “gata”, o popular “bacalhau de Câmara de Lobos”, diz que nem vale a pena estarmos a falar disso, «porque é assunto que já foi resolvido, depois de dezenas e dezenas de reuniões».


Anexos

Descritores