Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Interesses da Região defendidos em Bruxelas

Presidente do Governo concluiu reuniões com altos representantes das instituições europeias em torno do próximo orçamento da UE 20-11-2019 Presidência
Interesses da Região defendidos em Bruxelas

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, deslocou-se a Bruxelas, no início da presente semana, para um conjunto de reuniões, ao mais alto nível, – Conselho e Parlamento Europeu e com Estados Membros de pertença –, para expressar a posição política da Região Autónoma da Madeira em relação ao processo negocial em curso, tendo em vista o próximo orçamento da União Europeia, com o objetivo de assegurar e ver plasmados os interesses dos madeirenses e porto-santenses em matérias como a Política de Coesão, Política Agrícola Comum, Política Comum de Pescas, assim como a mobilidade aérea, marítima e digital.


Nos encontros, em ação conjunta e concertada com os demais Presidentes das Regiões Ultraperiféricas da UE, Miguel Albuquerque pugnou pela manutenção da dotação da Política de Coesão, rejeitando a redução taxa de cofinanciamento europeu de 85% para as RUP, bem como pela dotação do POSEI e apoio da UE à renovação de frotas de pesca.

 

Referir, no que concerne ao papel da Política de Coesão, elemento central do projeto europeu, o Presidente do Governo deixou claro que a solidariedade da UE para com as RUP precisa ser reafirmada e defendida.

Solidariedade, disse Miguel Albuquerque, que não é compatível com uma redução dos níveis de cofinanciamento do orçamento comunitário.

 


Anexos

Descritores