Pesquisar

Interesses da Região defendidos em Bruxelas

Presidente do Governo concluiu reuniões com altos representantes das instituições europeias em torno do próximo orçamento da UE 20-11-2019 Presidência
Interesses da Região defendidos em Bruxelas

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, deslocou-se a Bruxelas, no início da presente semana, para um conjunto de reuniões, ao mais alto nível, – Conselho e Parlamento Europeu e com Estados Membros de pertença –, para expressar a posição política da Região Autónoma da Madeira em relação ao processo negocial em curso, tendo em vista o próximo orçamento da União Europeia, com o objetivo de assegurar e ver plasmados os interesses dos madeirenses e porto-santenses em matérias como a Política de Coesão, Política Agrícola Comum, Política Comum de Pescas, assim como a mobilidade aérea, marítima e digital.


Nos encontros, em ação conjunta e concertada com os demais Presidentes das Regiões Ultraperiféricas da UE, Miguel Albuquerque pugnou pela manutenção da dotação da Política de Coesão, rejeitando a redução taxa de cofinanciamento europeu de 85% para as RUP, bem como pela dotação do POSEI e apoio da UE à renovação de frotas de pesca.

 

Referir, no que concerne ao papel da Política de Coesão, elemento central do projeto europeu, o Presidente do Governo deixou claro que a solidariedade da UE para com as RUP precisa ser reafirmada e defendida.

Solidariedade, disse Miguel Albuquerque, que não é compatível com uma redução dos níveis de cofinanciamento do orçamento comunitário.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.