Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Recuperação da Levada do Monte Medonho garante mais água a regantes

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, deslocou-se esta quarta-feira, 24 de junho, ao Lombo do Mouro, onde se inteirou dos trabalhos em curso para a recuperação da Levada do Monte Medonho, património que, para além de histórico, assegura água a 645 regantes das zonas altas da Tabua e Ribeira Brava. 24-06-2020 Presidência
Recuperação da Levada do Monte Medonho garante mais água a regantes

Na ocasião, o Chefe do Governo recordou que o canal vem registando perdas superiores a 30%, razão do investimento de cerca de 2,8 milhões de euros, por forma mitigar o problema e garantir mais água para a agricultura.

“Vamos continuar a fazer estes investimentos”, afirmou Miguel Albuquerque durante a visita.

“É preciso lembrar que hoje a Madeira tem nas suas levadas um elemento decisivo, quer para a manutenção sustentável da agricultura, quer para a indústria turística”, continuou.

O Executivo, no que concerne à diminuição de perdas, já investiu cerca de 73 milhões de euros na reparação de 100 quilómetros de canais de rega, na recuperação de 120 quilómetros de redes de abastecimento de água potável, assim como na construção do túnel do Pedregal.

Referir, por último, que a empreitada na levada do Monte Medonho contempla igualmente a melhoria das condições de utilização do Percurso Pedestre Recomendado PR 17, designadamente a recuperação do pavimento em alguns troços.