Pesquisar

Região quer acolher reunião política da UE durante a presidência portuguesa

Presidente do Governo indicou ter feito a sugestão a Ursula Von der Leyen, por ocasião do Conselho de Estado, tendo por base o papel das ultraperiferias na afirmação geopolítica da UE 21-10-2020 Presidência
Região quer acolher reunião política da UE durante a presidência portuguesa

Questionado acerca das expetativas da Região quanto à Presidência portuguesa da União Europeia (UE), que se iniciará no 1º semestre de 2021, o Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, indicou ter sugerido à Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, aquando da sua presença na reunião do Conselho de Estado, – bem como ao governo nacional – a importância da Madeira e os Açores acolherem uma reunião política da UE no quadro da presidência portuguesa.

“As ultraperiferias são terrenos de afirmação geopolítica da UE no Atlântico, nas Caraíbas, no Índico”, sustentou Miguel Albuquerque, relevando a importância destas na afirmação da EU no mundo, nomeadamente pelo que estas representam em termos de plataforma continental.

“Houve uma grande recetividade por parte da Presidente da Comissão, que percebeu imediatamente o que é que eu quis dizer”, adiantou o Chefe do Governo.

“Agora resta ao Governo português tomar essa decisão. Há, por vezes, no governo nacional quem tenha dificuldade em perceber o que é geopolítica”, disse.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.