Pesquisar

«Hoje é dia muito importante para a Madeira»

A Madeira vai passar a ter cabo próprio de telecomunicações, público. E do mais inovador que existe, conforme enalteceu, há pouco, o presidente do Governo Regional. 22-01-2021 Presidência
«Hoje é dia muito importante para a Madeira»

Miguel Albuquerque disse que hoje é um dia muito importante para a Madeira, por marcar uma nova etapa nas telecomunicações, sobretudo ao nível da conexação digital, da Madeira com o exterior.

O presidente do Governo Regional falava há pouco, nesta manhã de sexta-feira, durante uma visita que fez à Praia Formosa, ao local onde está a ser instalado o novo cabo submarino de telecomunicações, a ligar a Madeira e Portugal Continental (na zona de Sines).

Trata-se, enalteceu o governante, de um investimento global de 15,1 milhões de euros por parte da Região e que vem, disse, resolver «um grande constrangimento» à Região.

O governante lembra que logo que chegou à presidência do Governo Regional, em 2015, constatou que a República se tinha esquecido de salvaguardar no processo de privatização da Portugal Telecom (que foi vendida à Altice) as conexões que existia por cabo com os Açores e com a Madeira».

Uma situação que era, afiança, extremamente prejudicial para a Região e altamente lesiva do ponto de vista estratégico e mesmo da própria autonomia política da Região. Isto porque, reforçou, «a conexação digital é, hoje em dia, tão importante quando a acessibilidade aérea ou a acessibilidade marítima».

Foi nesse sentido que deu instruções para que, de imediato, fossem encetado contactos para garantir uma conexão por cabo que fosse da Região, pública e que a mesma fosse de vanguarda, «do mais avançado que pudesse existir».

Miguel Albuquerque diz que assim aconteceu, enaltecendo o trabalho das empresas envolvidas no processo, entre as quais a madeirense Empresa de Eletricidade da Madeira.

A ligação por cabo deverá ser uma realidade durante o mês de maio.

O cabo EllaLink incorpora tecnologia capaz de disponibilizar o mais avançado sistema de telecomunicações submarino e terá uma capacidade de 30 terabits por segundo.

Esta infraestrutura prevê o direito irrevogável para a utilização de um par de fibras dedicado no cabo EllaLink., a propriedade da derivação da Madeira e o fornecimento do equipamento de transmissão ótica com 300Gbps de capacidade inicial. É garantido igualmente o suporte para a ampliação da capacidade máxima de transmissão para 30Tbps e um período de vida útil não inferior a 25 anos.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.