Pesquisar

Ensino tem de continuar a apostar na criatividade e nas Humanidades

O presidente do Governo Regional quer um Ensino que continue a apostar na criatividade e nas humanidades. 21-01-2022 Presidência
Ensino tem de continuar a apostar na criatividade e nas Humanidades

Miguel Albuquerque defendeu hoje a importância de as escolas continuarem a apostar no ensino criativo, sublinhando a importância da criatividade para o Ensino, sobretudo um que está em acelerada transição para o mundo digital.

O presidente do Governo Regional visitou hoje a exposição “Sistema Circulatório”, na galeria “espaçomar”, na escola Secundária Gonçalves Zarco. Um projeto que resulta de uma parceria entre o artista visual Martinho Mendes e o arquiteto David Oliveira, em torno de um tema comum: a paisagem insular. E que procurou refletir, especificamente, acerca do papel da água na paisagem cultural da Madeira

O líder madeirense lembrou, aos professores e alunos presentes, que a sociedade dos próximos anos será completamente diferente da de hoje. «Trabalharmos, vivermos, estarmos uns com os outros será totalmente diferente. Vão haver grandes mudanças na nossa vida coletiva, na nossa vivência», enfatizou.

No entanto, lembra, «há uma componente importantíssima que o Ensino terá de continuar a ministrar, que é a das Humanidades». Porque, acrescentou, «são estas que dão o espírito crítico ao ser humano». «O racionalismo implica as pessoas aprenderem a pensar e a emitir juízos de valor sobre o que é a realidade», disse ainda.

E isso, «numa sociedade que vai funcionar muito à base de dados e da receção de dados, e que é facilmente manipulável, isso será cada vez mais importante».

Miguel Albuquerque acrescentou que ainda há uma outra área que considera muitíssimo importante, que é a criatividade.

Hoje, afirmou, «o valor acrescentado dos serviços e dos bens tem a ver com a criatividade, o design, que é componente essencial».

Desta forma, entende ser de extrema importância continuar-se a desenvolver atividades como a escola Gonçalves Zarco desenvolve na galeria que hoje visitou.

«Queria dar parabéns à direção da escola e aos artistas por perceberem que temos de continuar a incentivar a criatividade artística», concluiu.

No que se refere à exposição, o governante sublinhou o tema escolhido, bem como a analogia feita pelos autores: «Sistema circulatório é um bom nome. As levadas foram, de facto, as veias que permitiram a sobrevivência do corpo, da ilha».


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.