Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Canal Youtube - Governo Regional da Madeira
Empresas Cidadão
Susana Prada realça papel da escola no combate às alterações climáticas26/03/2019 | Susana Prada realça papel da escola no combate às alterações climáticasDas 130 escolas existentes na Região Autónoma da Madeira, as 23 foram as que demonstraram melhor desempenho no cumprimento do Programa Eco-Escolas.
Perguntas frequentes: Contribuição sobre os sacos de plástico na Região Autónoma da Madeira26/03/2019 | Perguntas frequentes: Contribuição sobre os sacos de plástico na Região Autónoma da MadeiraO artigo 64.º do Decreto Legislativo Regional n.º 26/2018/M, de 31 de dezembro, alterou o regime jurídico da contribuição regional sobre os sacos de plástico, aprovado pelo artigo 14.º do Decreto Legislativo Regional n.º 6/2015/M, de 13 de agosto, alargando a sua base de incidência e alterando os valores a cobrar.
Susana Prada felicita empenho dos jovens na luta contra o aquecimento global21/03/2019 | Susana Prada felicita empenho dos jovens na luta contra o aquecimento global A importância da reflorestação também foi explicada pela governante com o facto de esta sequestrar CO2 da atmosfera diminuindo o aquecimento global, diminuir o risco de aluvião e aumentar as reservas de água tão necessárias.
Governo lança selo comemorativo dos 20 anos de Laurissilva da Madeira 21/03/2019 | Governo lança selo comemorativo dos 20 anos de Laurissilva da Madeira O selo comemorativo irá circular em espaço nacional e europeu e irá estar disponível para aquisição, através dos Centros de Receção do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza - IFCN, IP-RAM. Com este vetor divulgativo alusivo a estas comemorações, pretende-se atingir um público-alvo mais vasto, externo à comunidade madeirense residente.
Secretaria do Ambiente oferece plantas indígenas e endémicas para celebrar Dia Internacional da Floresta21/03/2019 | Secretaria do Ambiente oferece plantas indígenas e endémicas para celebrar Dia Internacional da FlorestaNo Edifício do Campo da Barca foram disponibilizadas cerca de 450 plantas, arbustos e árvores de espécies indígenas e endémicas da Madeira, como é o caso, do dragoeiro, da estreleira, do gerânio, do massaroco, do barbusano, do loureiro e do zimbreiro.
Auscultação pública do dossiê de candidatura do Porto Santo a Reserva da Biosfera20/03/2019 | Auscultação pública do dossiê de candidatura do Porto Santo a Reserva da BiosferaEntre 20 de março a 22 de abril de 2019
Governo aposta no “conhecimento, valorização e proteção dos valores naturais” da Madeira14/03/2019 | Governo aposta no “conhecimento, valorização e proteção dos valores naturais” da MadeiraO Projeto arrancou em 2013 com o objetivo de recuperar as espécies e habitats terrestres dos sítios da Rede Natura 2000 na Ponta de São Lourenço e nas Ilhas Desertas. Com um financiamento de mais de 1,3 milhões de euros, co-financiado a 50% pelo Programa LIFE+, e coordenado pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, o projeto tem desenvolvido diversas iniciativas, como o controlo de espécies invasoras (ratos, murganhos
«Investir na economia do mar, com palavras, não é suficiente. O mar português é um só» 13/03/2019 | «Investir na economia do mar, com palavras, não é suficiente. O mar português é um só» «Somos o primeiro arquipélago da Macaronésia a concluir o ordenamento do espaço marítimo, sem dúvida, a melhor e mais coerente estratégia, para potenciar a economia azul. Em matéria de conservação da natureza, os números espelham a ambição e a liderança, que a Madeira sempre assumiu.
93% das medidas da Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas já estão no terreno27/02/2019 | 93% das medidas da Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas já estão no terrenoCiente da responsabilidade e do dever para com a população, o Governo Regional aprovou, em 2015, a Estratégia Clima-Madeira, instrumento orientador das políticas regionais nas diversas áreas estratégicas, recordou a secretária regional do Ambiente e Recursos Educativos, lembrando que as alterações climáticas são uma das maiores ameaças que a população enfrenta no século XX.
Vigilantes terão carreira especial21/02/2019 | Vigilantes terão carreira especialAssim que a carreira seja criada, todos os VN irão progredir para um índice remuneratório superior, independente do resultado da avaliação de desempenho profissional a que estão legalmente sujeitos.
Governo tem estratégia para as alterações climáticas15/02/2019 | Governo tem estratégia para as alterações climáticas«Este é um dever de todos: cabe ao Governo o planeamento e os grandes investimentos estruturantes e à população o exercício de uma cidadania responsável».
«É preciso mobilizar todos no combate às alterações climáticas»16/01/2019 | «É preciso mobilizar todos no combate às alterações climáticas»O jogo ECO Descobrimentos está disponível para download nas lojas online App Store (iOS) e Play Store (Android). Para jogar, basta efetuar o seu registo e mostrar os seus conhecimentos, colecionar os “ecos” e habilitar-se a prémios.
Reflorestação das serras é grande prioridade do Governo Regional11/01/2019 | Reflorestação das serras é grande prioridade do Governo RegionalSusana Prada deslocou-se ao terreno, para ver ‘in loco’ a reflorestação que se encontra a decorrer no Pico dos Esteios, no Funchal, tendo destacado que, neste caso em concreto, “foram reflorestados 23 hectares das serras de São Roque, com 26 mil plantas indígenas da Madeira, como urzes, uveira da serra, faia das ilhas e loureiros”.
Governo adquire mais terreno para a Faixa Corta-Fogo 19/12/2018 | Governo adquire mais terreno para a Faixa Corta-Fogo A “Faixa corta-fogo” estender-se-á ao longo do Caminho dos Pretos, entre o Terreiro da Luta e o Palheiro Ferreiro, com uma área de cerca de 460 hectares, numa zona alta do concelho do Funchal frequentemente afetada por incêndios.
Vigilantes da Natureza das Selvagens e Desertas agraciados com cabaz de Natal10/12/2018 | Vigilantes da Natureza das Selvagens e Desertas agraciados com cabaz de Natal As equipas que vão passar o Natal naquelas ilhas foram agraciadas com um cabaz de natal pela Recretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, para acalorar a ceia de Natal.
“Não podemos indiscriminadamente tomar a floresta de assalto e destruí-la”,07/12/2018 | “Não podemos indiscriminadamente tomar a floresta de assalto e destruí-la”,Colaboraram nesta campanha 16 estabelecimentos de ensino, que elaboraram 914 trabalhos manuais todos diferentes que são entregues com a mensagem de que “podemos desfrutar da nossa floresta sem a destruir”!
DROTA monitoriza Qualidade do Ar no Porto do Funchal08/08/2018 | DROTA monitoriza Qualidade do Ar no Porto do FunchalO transporte marítimo emite anualmente cerca de 1000 milhões de toneladas de CO2 e é responsável por cerca de 2,5% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE) de acordo com o 3º estudo da Organização Marítima Internacional (IMO).
DROTA participou em Bruxelas, no primeiro fórum das regiões ultraperiféricas para os assuntos marítimos e pescas16/07/2018 | DROTA participou em Bruxelas, no primeiro fórum das regiões ultraperiféricas para os assuntos marítimos e pescasTodas as regiões ultraperiféricas europeias, das caraíbas ao oceano índico, passando pela macaronésia, estiveram representadas ao mais alto nível.

Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais

Posted by Governo Regional da Madeira on Friday, May 8, 2015