Ambiente lança Roteiro da Geodiversidade do Porto Santo

Documento dá a conhecer diversidade geológica existente na ilha 03-08-2016 Ambiente e Recursos Naturais
Ambiente lança Roteiro da Geodiversidade do Porto Santo

Trata-se de uma medida integrada na Estratégia de Conservação do Património Geológico da Região Autónoma da Madeira, criada e aprovada por este governo.


O Roteiro da Geodiversidade do Porto Santo é um trabalho realizado pela Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, onde são identificados dez geossítios e sete sítios de geodiversidade.


No documento, em forma de mapa, são também compiladas informações sobre o seu enquadramento geológico e outras de caráter informativo, como a localização, condições de acesso, distância a percorrer, tipo de piso e inclinação deste.


O Roteiro da Geodiversidade do Porto Santo assume-se como um instrumento importante para a promoção do património geológico da ilha dourada, na medida em que, de forma simples e direta, permitirá dar a conhecer aos residentes e visitantes a grande diversidade geológica existente na ilha e nos respetivos ilhéus.

Desta forma, o governo lança mais um atrativo turístico para o Porto Santo, complementando a atual oferta, e assumindo-se como mais uma forma de combater a sazonalidade do destino, pois grande parte destes locais podem ser visitados durante todo o ano. Além disso, constitui uma ferramenta educativa que poderá ser utilizada na preparação de visitas de estudo, de qualquer nível de ensino, incluindo universitário.


O Roteiro da Geodiversidade do Porto Santo estará disponível nas unidades hoteleiras, posto de turismo do Porto Santo e na embarcação que faz a ligação marítima entre o Porto Santo e a Madeira.