Pesquisar

“É fundamental continuar a melhorar as pequenas explorações”

Secretário Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural esteve hoje presente na cerimónia de entrega de pagamentos a candidaturas apresentadas no âmbito do PRODERAM. 06-12-2019 Agricultura e Desenvolvimento Rural
“É fundamental continuar a melhorar as pequenas explorações”

Em representação do Presidente do Governo Regional, o Secretário Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos, esteve hoje presente na cerimónia de entrega de apoios no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira (PRODERAM).

Em causa estão 75 novas candidaturas aos apoios do PRODERAM 2020, totalizando um investimento total de 603.083,29 euros, com um valor total de apoio de 453.913,35 euros (385.826,35 euros de comparticipação FEADER + 68.087,00 euros de apoio do Orçamento do Governo Regional).

Estes apoios revestem-se de grande importância no contexto rural madeirense, uma vez que incide sobre pequenos investimentos, de montante até 10 mil euros, correspondendo às efetivas necessidades de modernização da maioria das explorações agrícolas, com vista à prossecução e incremento das respetivas atividades, nomeadamente através da instalação de culturas plurianuais, equipamentos, como sistemas de rega, máquinas de mobilização de solo ou pulverizadores, e construções agrícolas, como por exemplo armazéns, acessos, tanques, vedações e muros de suporte de terras.

Na oportunidade, Humberto Vasconcelos vincou que “é fundamental continuar a melhorar as pequenas explorações”. “O Governo Regional tem feito um trabalho de apoio permanente junto dos agricultores e na modernização das produções agrícolas. Temos muitos agricultores de pequena dimensão e estes apoios permitem, no fundo, que rentabilizem melhor as suas produções”, começou por destacar.

O Secretário Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural evidenciou também que o Executivo madeirense está a “trabalhar para ter mais verbas dos fundos comunitários para prosseguir a política de investimento no sector primário, porque os resultados são muito bons”. “Temos crescido exponencialmente na produção agrícola, com uma política assertiva e correta, que é para manter. O Governo Regional vai continuar a investir de forma permanente na modernização das infra-estruturas e das necessidades da agricultura”, garantiu ainda Humberto Vasconcelos.

Por sua vez, Marco Costa, Gestor Adjunto do PRODERAM, adiantou que se encontra aberto um novo período de candidaturas aos apoios PRODERAM 2020. “Um para investimentos de grande dimensão destinado a apoiar projetos acima dos dez mil euros, outro para ajuda ao arranque de atividade para os jovens agricultores”, esclareceu, salientando que “ambos os avisos findam no próximo dia 20 de Dezembro” e que “caso algum agricultor queira candidatar-se ainda vai a tempo de fazê-lo”.
Marco Costa fez ainda uma chamada de atenção para os projetos que estão condicionados ao licencimanto camarário, por exemplo de estufas, construção de armazéns ou tanques de rega, solicitando que a bem da execução e celeridade dos projetos sejam encetados o mais rapidamente possível, e fez ainda questão de reafirmar que “sempre que existirem dúvidas ou necessitarem de algum tipo de apoio, o PRODERAM estará sempre disponível para receber todos os agricultores e mesmo para ir ao terreno e ao local para ajudar no que for necessário”. 

Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.