Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Rede hídrica será “determinante” em caso de incêndio

Investimento de 2,1 milhões de euros para combate aos fogos ao longo do Caminhos dos Pretos. 02-06-2021 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Rede hídrica será “determinante” em caso de incêndio

 

Susana Prada visitou hoje parte da obra que está a ser realizada para a criação de uma rede hídrica para combate aos fogos ao longo do Caminhos dos Pretos.

Trata-se de um investimento orçado em 2,1 milhões de euros, financiado pelo PRODERAM (85%) que tem como objetivo fornecer água, de forma rápida e em quantidade suficiente, aos bombeiros que tenham de combater incêndios nesta zona do Funchal, garantindo uma maior eficácia no combate e mais segurança à população. Seis dos nove quilómetros que constituem esta rede já estão concluídos.

Na ocasião, a secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas realçou a importância deste investimento integrado na faixa corta-fogo.

“Esta rede, que se estende ao longo de todo o Caminho dos Pretos, entre o Terreiro da Luta e o Palheiro Ferreiro, e no acesso ao Curral dos Romeiros será composta por 20 bocas de incêndio e um reservatório com capacidade para 1.500m3. Em caso de incêndio será determinante para assegurar o combate ao incêndio e garantir a segurança da população do Funchal” disse a governante.

Recorde-se que, além instalação de rede hídrica de combate a incêndios, a intervenção na área inclui limpeza e remoção de invasoras e reflorestação com espécies adequadas, e a abertura de 40km de caminhos florestais. 44% da faixa, 280 ha, já foram ou estão a ser intervencionados, tanto pelo Instituto de Florestas e conservação da Natureza como por privados apoiados pelo Governo Regional através do PRODERAM.


Anexos

Descritores