Pesquisar

Ambiente implanta nova solução de contentores subterrâneos para resíduos

Susana Prada anunciou a criação de mais 4 “ilhas ecológicas” 18-05-2016 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Ambiente implanta nova solução de contentores subterrâneos para resíduos A ARM (Águas e Resíduos da Madeira) concluiu a instalação de uma “Ilha Ecológica”, na rua 6 de maio, no município da Ribeira Brava. Trata-se de uma nova solução subterrânea para a deposição de resíduos em centros urbanos. Este equipamento foi instalado numa zona habitacional da Ribeira Brava, nas proximidades do local onde se encontrava o anterior ecoponto de superfície. Por essa razão, não constitui uma alteração significativa do percurso que as pessoas faziam para depositar os seus resíduos.

Os contentores destinam-se à recolha de embalagens, papel/cartão, vidro e resíduos indiferenciados, devendo cada resíduo ser colocado no respetivo marco/contentor, que se encontra devidamente identificado.
 

Como principais vantagens relativamente aos contentores tradicionais, a solução de contentores subterrâneos apresenta uma redução na emissão de odores, tem menor impacto visual e uma menor ocupação da via pública, contribuindo para a requalificação do espaço envolvente.

 

A “Ilha Ecológica” é constituída por duas divisões subterrâneas, cada uma composta por 1 câmara de betão armado, 1 plataforma elevatória e 3 contentores de 1100 litros. À superfície foram instalados 6 marcos de deposição (correspondentes a 6 contentores), 3 para resíduos indiferenciados e 3 destinados aos resíduos seletivos (embalagens, papel/cartão e vidro).
Em termos estéticos os marcos de deposição da “Ilha Ecológica” caracterizam-se por linhas clássicas, de modo a causar o menor impacto visual possível. 

 

A “Ilha Ecológica” foi também projetado para não causar qualquer tipo de restrição a utilizadores com capacidades motoras reduzidas. 

 

O investimento realizado totalizou 44.000€ (+IVA) e será alvo de uma candidatura ao Programa Comunitário PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos).


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.