Pesquisar

Santa Cruz vai ter uma nova lagoa nas Águas Mansas

Uma intervenção que faz parte de um vasto leque de investimentos que o Governo Regional tem destinado para Santa Cruz. Por parte da empresa Águas e Resíduos da Madeira, disse Susana Prada, «temos previsto, cerca de 30 milhões de euros, em investimentos até 2026. 17-01-2022 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Santa Cruz vai ter uma nova lagoa nas Águas Mansas

A secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, anunciou hoje, durante as comemorações do aniversário da junta de Freguesia de Santa Cruz, a construção de uma nova lagoa nas Águas Mansas. «A lagoa terá 500 000m3 de capacidade, com grande benefício para os agricultores de Santa Cruz. Trata-se de um projeto orçado em 15 milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência», disse a governante.


Uma intervenção que faz parte de um vasto leque de investimentos que o Governo Regional tem destinado para Santa Cruz. Por parte da empresa Águas e Resíduos da Madeira, disse Susana Prada, «temos previsto, cerca de 30 milhões de euros, em investimentos até 2026, do qual destaco o reforço da Adução ao Canal dos Tornos com a Construção de uma nova Lagoa nas Águas Mansas. Acresce a captação das águas desaproveitadas do Lombo do Urzal, também para reforço do sistema Tornos, um investimento de 3 milhões de euros».


De todo o trabalho que tem vindo a ser realizado por parte do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, a governante salientou a recuperação de duas zonas de Lazer no perímetro florestal do Poiso, no valor de 70 000€, e as ilhas Desertas, parte integrante desta freguesia, que fruto do trabalho desenvolvido pelo Instituto, foram reconhecidas pelo Conselho da Europa com Diploma Europeu para as Áreas Protegidas. Apesar da pandemia, estas ilhas receberam no ano passado 5.244 visitantes, entre os quais investigadores.


Ainda este mês, avançou a secretária regional, serão iniciados os trabalhos de beneficiação dos parques infantis da Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche de Santa Cruz, com beneficiação de pavimentos e substituição dos equipamentos lúdicos, num investimento de 86 000 euros.


Susana Prada reiterou que da parte do Governo Regional haverá o maior dos empenhos em prol desta e de todas as freguesias da Região, onde os investimentos programados serão determinantes para um futuro sustentável sempre com o objetivo de assegurar uma melhor qualidade de vida da população.


Segundo a secretária regional, e referindo-se às comemorações da freguesia, «este Dia de Santo Amaro, enche-se ainda de mais significado com o reconhecimento ao Cónego Agostinho Carvalho, que durante vários anos esteve à frente da paróquia e que hoje é uma figura incontornável da freguesia e do concelho. Em nome do Governo Regional expresso a nossa maior gratidão e reconhecimento por tudo o que fez pela população e pela Região».

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.