Pesquisar

Época venatória encerrada no Porto Santo

Esta medida acautelará o risco de contágio desta doença para outros locais na ilha do Porto Santo e consequentemente irá minimizar o aparecimento deste vírus na ilha da Madeira. 09-11-2016 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Época venatória encerrada no Porto Santo

Na Ilha do Porto Santo, nas últimas semanas, os serviços do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN, IP-RAM) têm verificado um número elevado de coelhos bravos mortos, em áreas florestais e terrenos incultos. Perante este cenário, e segundo os sintomas apresentados nos animais encontrados, existe a possibilidade de os mesmos perecerem devido a um surto de Doença Hemorrágica Viral (DHV).


Sendo a DHV uma doença altamente contagiosa entre os coelhos (esta doença não se transmite ao ser humano), provocada por um vírus, com elevadas taxas de mortalidade e que a sua transmissão ocorre mediante contato direto com os coelhos infetados e também por transmissão indireta, onde os insetos, pulgas, carraças, aves e mamíferos podem atuar como vetores importantes, a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais decidiu encerrar o período venatório para o coelho bravo, na ilha do Porto Santo, durante esta época venatória.


Esta medida acautelará o risco de contágio desta doença para outros locais na ilha do Porto Santo e consequentemente irá minimizar o aparecimento deste vírus na ilha da Madeira.

No entanto e como medida preventiva o IFCN está a efetuar a recolha ativa dos animais mortos, enterrando-os e desinfetando esses locais com cal.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.