Pesquisar

12 milhões para melhoria e remodelação das redes de abastecimento de água nos municípios aderentes

A Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais destacou hoje, na abertura do workshop Estratégia-Clima Madeira, três passos estratégicos do Governo Regional para a necessária adaptação, que tem de acontecer por parte de todos, às alterações climáticas. Chamou ainda a atenção para os Municípios não aderentes à ARM para a necessidade de seguirem o exemplo no que diz respeito à redução das perdas de água. 23-11-2016 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
12 milhões para melhoria e remodelação das redes de abastecimento de água nos municípios aderentes

A Secretaria Regional do Ambiente pretende implementar um conjunto de medidas definidas na sua Estratégia de adaptação, sendo sua convicção, que o sucesso destas políticas climáticas só é possível com a colaboração de todos.


Susana Prada sublinhou, de entre muitos outros, três passos estratégicos, relevantes e essenciais neste caminho:

 

"Alocámos 62% do orçamento do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, para 2017, a projetos de reflorestação, reconversão florestal e prevenção de incêndios; isto permitirá não só remover carbono da atmosfera, como também aumentar a resiliência das nossas florestas aos incêndios florestais que se preveem mais frequentes num futuro mais quente e árido.

 

Somos parceiros em vários projetos de investigação de caráter internacional, que nos permitirão aumentar o conhecimento, o know-how técnico, bem como criar sinergias que nos serão úteis.

 

Iniciaremos em 2017, através da Águas e Resíduos da Madeira, a melhoria e remodelação das redes de abastecimento de água e drenagem nos municípios aderentes, num total de 12 milhões de euros.

Estes projetos permitirão a melhoria da eficiência e reabilitação dos sistemas, nomeadamente os de distribuição de água, com vista à diminuição de perdas.

 

Num cenário futuro de redução da infiltração e da recarga dos aquíferos, devemos dar o exemplo na diminuição dos desperdícios deste bem, cada vez mais, precioso.

É nosso desejo que os outros municípios com perdas significativas nas redes de distribuição, nos sigam neste exemplo", concluiu a Secretária Regional.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.