Pesquisar

Associação de Pastores das Serras de Santo António, São Roque e Areeiro mente despudoradamente

A Região Autónoma da Madeira detém a gestão dos terrenos em virtude de contratos de arrendamento celebrados com os legítimos proprietários, designadamente, as comissões das levadas da Alegria, da Negra, do Castelejo e do Paredão. 15-01-2017 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Associação de Pastores das Serras de Santo António, São Roque e Areeiro mente despudoradamente

A Associação de Pastores das Serras de Santo António, São Roque e Areeiro mente, despudoradamente, no seu comunicado, quando refere que “a plantação de 5 mil árvores … está a ser efectuada em terrenos de proprietários privados”.

 

A Região Autónoma da Madeira detém a gestão dos terrenos em virtude de contratos de arrendamento celebrados com os legítimos proprietários, designadamente, as comissões das levadas da Alegria, da Negra, do Castelejo e do Paredão.  Relativamente aos terrenos em que não foi possível celebrar contratos de arrendamento, o governo regional expropriou-os, atempadamente (mais de 300 ha). Apenas após assumir a posse e gestão dos terrenos é que encetou a reflorestacao e recuperação das áreas. Todo o investimento ali realizado foi objeto de financiamento comunitário, sendo necessário para ter acesso a esses apoios comprovar a posse ou gestão dos terrenos, o que foi efetuado de forma cabal e inequívoca. Assim sendo, toda a área de reflorestacao nas serras de Santo Antonio e São Roque  encontra-se em terrenos sob gestão e propriedade pública.

 

Confirmamos a presença do representante da dita associação aquando da reflorestação. Ficámos, então, com a sensação - e ora o comunicado comprova-a claramente, que a sua presença tinha por objectivo meramente baixa chantagem com propósitos que escusamos de comentar.

 

Não deixa, contudo, esta Secretaria Regional de estranhar o momento desta tomada de posição da dita associação quando os primeiros trabalhos de reflorestação na zona se iniciaram em 2008. Não compreendemos, também, a ser verdadeira a parte respectiva do comunicado, que o Senhor Presidente da Câmara Municipal do Funchal venha a efectuar estudos para um eventual regresso do gado às serras de Santo Antonio e São Roque, quando o município do Funchal não tem competências nesta matéria, nem tão pouco possui quaisquer terrenos nas zonas.

 

Continuaremos firmemente empenhados, através da reflorestação, em recuperar as áreas degradadas pelos incêndios e pelos anos de pastoreio desregrado e não será um comunicado da dita associação, ainda por cima falso e com “segundas” intenções, que nos vai vai fazer desviar da nossa estratégia. 

 

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.