Pesquisar

Governo investe 4,3 milhões na recuperação de canais de rega em Santa Cruz

Susana Prada explicou que a falta de água advém, em primeiro lugar da diminuição do caudal das nascentes, também das perdas de água nos canais de rega, mas, essencialmente, porque a rede de abastecimento de água potável possui perdas na ordem dos 70%. 20-04-2017 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Governo investe 4,3 milhões na recuperação de canais de rega em Santa Cruz

O Governo Regional da Madeira tem previsto investir 4,3 milhões em recuperação dos canais de rega no concelho de Santa Cruz. Uma das intervenções, no valor de 300 mil € já está adjudicada e, até ao verão, cerca de 7km de canais de rega vão ser recuperados. No final deste ano inicia-se a remodelação do sistema de regadio e fins múltiplos, com um investimento no prazo de 4 anos no valor de 4 milhões.

 

Estas foram algumas das novidades avançadas pela secretária regional do Ambiente, Susana Prada, que esteve reunida com os agricultores do concelho de Santa Cruz numa sessão de esclarecimento que serviu para ouvir as preocupações destes, mas também para dar a conhecer os investimentos previstos pela Água e Resíduos da Madeira (ARM). Ainda durante este mês, vão ser iniciadas as obras de recuperação já adjudicadas entre a Caixa do Moinho e São Pedro (1.800metros), entre o Tanque do Salão e a Palmeira (1.045metros), na Levada da Roda (815metros) e a levada da Achada de Gaula até o Porto Novo (2.900).

Durante a conversa, os agricultores foram ainda sensibilizados para a poupança da água através do uso de mecanismos de rega mais eficientes, como o gota-a-gota ou o sistema de rega por aspersão.

Susana Prada explicou que a falta de água advém, em primeiro lugar da diminuição do caudal das nascentes, também das perdas de água nos canais de rega, mas, essencialmente, porque a rede de abastecimento de água potável possui perdas na ordem dos 70%.
Se houvesse investimento na beneficiação das redes de abastecimento, responsabilidade das câmaras, existiria muito mais água disponível para os agricultores, adiantou a governante.

No entanto, o Governo Regional por ter a noção das suas responsabilidades ao nível da recuperação dos canais sob sua gestão está a investir na sua requalificação. Para melhorar o serviço prestado, a ARM vai contratar mais 10 levadeiros.
Num cenário futuro de redução da recarga subterrânea (da água infiltrada no solo) , devemos dar o exemplo na diminuição dos desperdícios deste bem, cada vez mais, precioso.



Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.