Pesquisar

Projeto de conservação identifica 98 ninhos de fura-bardos na ilha da Madeira

Para a secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Parada, foram cruciais as medidas implementadas com vista à conservação desta espécie. 16-05-2017 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Projeto de conservação identifica 98 ninhos de fura-bardos na ilha da Madeira

O projeto "Conservação do Fura-Bardos e Habitat de Laurissilva na Ilha da Madeira" permitiu em quatro anos identificar 98 ninhos desta espécie, quando no início apenas se conheciam dois.

 

O projeto ‘Conservação do Fura-Bardos e Habitat de Laurissilva na Ilha da Madeira’ é coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), em parceria com o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM e pela Sociedade Espanhola de Ornitologia. É financiado pelo instrumento financeiro ‘LIFE+’, da Comissão Europeia.


O principal objetivo deste projeto é a conservação de uma subespécie prioritária através da recuperação e proteção do seu habitat natural, nomeadamente a floresta Laurissilva da Madeira. 

A recuperação deste habitat, juntamente com o aumento do conhecimento sobre a distribuição, ecologia e tendência populacional do fura-bardos na ilha da Madeira e em cinco ilhas das Canárias, permitirá definir medidas de conservação adequadas para esta subespécie.


O projeto, que termina em junho, foi coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, em parceria com o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza da Madeira e com a Sociedade Espanhola de Ornitologia, tendo sido financiado em 75% pelo instrumento financeiro 'LIFE+', da Comissão Europeia.

O custo total foi de 1,6 milhões de euros.

Para a secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Parada, foram cruciais as medidas implementadas com vista à conservação desta espécie.

"A recuperação de mais de 82 hectares de áreas de floresta natural degradadas, através da plantação de 65 mil plantas indígenas e da redução da presença de espécies invasoras, o aumento do conhecimento sobre a ecologia e tendências populacionais do fura-bardos, tanto na Madeira, como nas ilhas Canárias", apontou.

A ave de rapina que nidifica na Laurissilva é, devido ao seu estatuto de conservação, uma espécie prioritária na diretiva comunitária.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.