Pesquisar

Madeira convidada a receber cerimónia nacional do Programa 'Green Key'

O Programa ‘Green Key’ é um galardão internacional que promove o Turismo Sustentável através do reconhecimento de estabelecimentos turísticos, alojamento local, parques de campismo e restaurantes que implementam boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos e que promovem a Educação Ambiental para a Sustentabilidade. 18-05-2017 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Madeira convidada a receber cerimónia nacional do Programa 'Green Key' A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) convidou a Região Autónoma da Madeira para receber a edição de 2017 da Cerimónia Nacional de entrega do galardão ‘Green Key’. Num convite dirigido à secretaria de Susana Prada, a organização nacional expressou todo o seu interesse em que o evento fosse realizado na Madeira, região do país com mais unidades galardoadas.

O Programa ‘Green Key’ é um galardão internacional que promove o Turismo Sustentável através do reconhecimento de estabelecimentos turísticos, alojamento local, parques de campismo e restaurantes que implementam boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos e que promovem a Educação Ambiental para a Sustentabilidade. 

Esta iniciativa, que é da responsabilidade da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), sediada na Dinamarca, é coordenada em Portugal pela ABAE e tem o apoio de diversas entidades nacionais públicas e privadas. 

Os seus objetivos principais são consciencializar para a adoção de práticas e comportamentos sustentáveis entre os decisores e participantes (empresas, autoridades, clientes, fornecedores e comunidades locais), reduzir o impacto ambiental das atividades de comércio, serviços e restauração, promover a redução e eficiência no consumo dos recursos naturais, facilitar estratégias de marketing verde e reconhecer as iniciativas de gestão ambiental. 

Por sua vez, estes critérios contribuem para os objetivos estipulados pelas Nações Unidas para o Crescimento Económico Verde, produção e consumo sustentáveis e uso sustentável dos recursos naturais. Indiretamente, o ‘Green Key’ também promove o combate às disparidades e desigualdades, às ameaças à saúde pública, ao desemprego, aos desastres naturais, aos conflitos, às crises humanitárias e à degradação ambiental. 


Madeira é a região com mais unidades galardoadas 

O ‘Green Key’, que está presente em cinquenta e cinco países, tendo já reconhecido duas mil e seiscentas unidades turísticas, realiza, todos os anos, uma cerimónia de reconhecimento das unidades hoteleiras galardoadas. A entrega oficial de 2017 está prevista para o dia 2 de junho, reunindo representantes de todos os empreendimentos turísticos que serão reconhecidos pelas suas boas práticas ambientais. 
 
Na Região, o Programa ‘Green Key’ é coordenado pela Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental da Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente (DROTA) e constitui uma verdadeira história de sucesso.
Aliás, o programa tem registado uma implantação cada vez maior, o que também comprova o prestígio que as unidades hoteleiras reconhecem no galardão. Só em 2017, todas as trinta e uma candidaturas recebidas foram aceites e galardoadas, o que representa um novo recorde de participações, que supera o número de candidaturas registadas em 2015 (25) e em 2016 (26), fazendo da Madeira a região do país com mais galardões atribuídos.    


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.