Pesquisar

Recolha de resíduos seletiva aumentou 6.4% em Machico

O município de Machico conta, desde ontem, com mais uma ‘Ilha Ecológica’ constituída por duas divisões subterrâneas, cada uma composta por 3 contentores de 1 100 litros, perfazendo 6 contentores. À superfície foram instalados 6 marcos de deposição (correspondentes aos referidos 6 contentores) – 3 para resíduos indiferenciados e 3 destinados aos resíduos seletivos (plástico/metal, papel/cartão e vidro). 31-05-2017 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Recolha de resíduos seletiva aumentou 6.4% em Machico A ARM tem vindo a implementar medidas nos municípios aderentes que visam a separação e a correta deposição dos resíduos, que se tem traduzido numa evolução positiva na recolha seletiva (embalagens de plástico e metal, embalagens de vidro e papel e cartão) de 7,3%, de 2015 para 2016. Em Machico esta evolução foi de 6,4% de um ano para o outro.
Estes foram dados avançados pela Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, durante a visita à nova Ilha Ecológica no município de Machico, uma infraestrutura para a deposição de resíduos (indiferenciados e seletivos: embalagens plásticas/metálicas; vidro e papel/cartão). Durante a visita, que contou também com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Machico e da Presidente da Água e Resíduos da Madeira (ARM), realizou-se uma demonstração de recolha pela equipa do Departamento de Recolha de Resíduos da ARM.

De referir que as ilhas ecológicas constituem uma nova solução subterrânea para a deposição de resíduos em centros urbanos. Este equipamento foi instalado numa zona habitacional, nas proximidades do local onde se encontrava o ecoponto de superfície anterior. Por esta razão, não constitui uma alteração significativa do percurso que as pessoas faziam para depositar os seus resíduos.

Esta ilha ecológica é constituída por duas divisões subterrâneas, cada uma composta por 3 contentores de 1 100 litros, perfazendo 6 contentores. À superfície foram instalados 6 marcos de deposição (correspondentes aos referidos 6 contentores) – 3 para resíduos indiferenciados e 3 destinados aos resíduos seletivos (plástico/metal, papel/cartão e vidro).
Relativamente aos contentores tradicionais, as ilhas ecológicas constituem uma solução que contribui para a requalificação do espaço envolvente, uma vez que têm menor impacto visual, uma menor ocupação da via pública, apresentam uma redução na emissão de odores e permitem uma maior acessibilidade aos utilizadores com capacidades motoras reduzidas.

No total, foram já implementadas 7 ilhas ecológicas nos municípios aderentes à ARM. 
Resumo por município:
Ribeira Brava – 2 concluídas;
Porto santo – 1 concluída;
Machico – 2 concluídas;
Santana – 1 concluída 
Câmara de Lobos – 1 concluída.    
O valor de investimento para a construção desta ilha ecológica foi de 45.000,00 euros. 
O projeto é cofinanciado pela união Europeia ao abrigo do Programa Comunitário POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos).



Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.