Pesquisar

Governo recebe mais um terreno para a Faixa Corta-fogo

No total, as doações realizadas à Região pela EEM, Grupo Pestana, ETERMAR, Vinhos Barbeito, Grupo Sousa, Grupo Bay, ARM e Teleféricos Madeira, já totalizam terrenos no valor superior a 1 milhão de euros. 28-03-2023 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Governo recebe mais um terreno para a Faixa Corta-fogo

O projeto do Governo Regional para proteção e segurança da população do Funchal contra os incêndios, denominado de “faixa corta-fogo”, continua a crescer. A Teleféricos Madeira doou hoje à Região um terreno com a área total de 8,5 hectares, parte integrante dos 640 ha da “faixa corta-fogo”.

No total, as doações realizadas à Região pela EEM, Grupo Pestana, ETERMAR, Vinhos Barbeito, Grupo Sousa, Grupo Bay, ARM e Teleféricos Madeira, já totalizam terrenos no valor superior a 1 milhão de euros.

Conforme recorda Susana Prada, «o Governo Regional pretende com esta Faixa de Gestão de Combustíveis, que se estende entre o Terreiro da Luta e o Palheiro Ferreiro, criar uma zona de baixa combustibilidade, ao encontro da qual o fogo se extingue ou diminui de intensidade, facilitando o seu combate aos incêndios e protegendo as pessoas. É também com satisfação que registamos que após 6 anos do lançamento deste importante projeto, mais de metade da área já se encontra em intervenção, mais concretamente 51% da área total».

Na primeira fase do projeto foram retiradas as plantas invasoras altamente combustíveis (eucaliptos, acácias, carqueja, giesta e matos secos que facilitam a propagação do fogo), sendo, no seu lugar, plantadas espécies folhosas (carvalhos, castanheiros e espécies indígenas), que ardem com mais dificuldade, reduzindo a intensidade do eventual fogo. Já foi criada uma rede de caminhos florestais de 3,2 km, prevendo-se a abertura de um total de 40 km que, além de acessos, funcionam como aceiros (faixas de descontinuidade, desprovidas de vegetação); construído um tanque de 1.500 metros cúbicos; beneficiados tanques existentes e instalada uma rede de água de 11 km e 20 bocas-de-incêndio para fornecimento de água aos bombeiros.

Susana Prada lembra que quem pretender associar-se a este projeto estruturante para a cidade do Funchal poderá fazê-lo de duas maneiras: aquisição de terrenos privados e posterior doação à Região ou doação em espécie à RAM, com o propósito único de aquisição de terrenos que compõem a faixa.

Acresce que aos proprietários dos terrenos são disponibilizadas linhas de apoio, através do PRODREAM, para limpeza e reflorestação.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.