Pesquisar

Governo reconhece trabalho único do Corpo de Polícia Florestal

O Corpo de Polícia Florestal tem importantes atribuições no âmbito da prevenção, deteção e colaboração no combate aos incêndios florestais, integrando, inclusivamente, o dispositivo de resposta operacional aos fogos florestais, o atual Governo Regional, também procedeu à aquisição de equipamentos de proteção individual contra incêndios para os elementos do Corpo de Polícia Florestal, no valor de 47.000 euros. 21-07-2017 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Governo reconhece trabalho único do Corpo de Polícia Florestal “Reconhecemos o trabalho único dos homens do Corpo de Polícia Florestal da Madeira, que, diariamente – quer faça sol, quer faça chuva – são os guardiões de 59.100 hectares de área florestal, colocando-se na primeira linha de fiscalização e de resposta a um património que importa salvaguardar, a bem das atuais gerações e das muitas que virão”. Foi assim que o Presidente do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, Manuel Filipe, iniciou a cerimónia de entrega de divisas de Mestre Florestal Coordenador a dois elementos do Corpo de Polícia Florestal.

“É por acreditarmos na entrega daqueles que hoje representam esta unidade e por acreditarmos que é hoje que se prepara e que se ganha o futuro, que este Governo Regional está profundamente empenhado na melhoria das condições de operacionalidade do Corpo de Polícia Florestal”, disse Manuel Filipe, adiantando que é nesse sentido que decorre, neste momento, a execução da empreitada de recuperação de 12 postos florestais e 6 torres de vigilância contra incêndios florestais, num valor total superior a 2 milhões de euros.

Considerando que o Corpo de Polícia Florestal tem importantes atribuições no âmbito da prevenção, deteção e colaboração no combate aos incêndios florestais, integrando, inclusivamente, o dispositivo de resposta operacional aos fogos florestais, o atual Governo Regional, também procedeu à aquisição de equipamentos de proteção individual contra incêndios para os elementos do Corpo de Polícia Florestal, no valor de 47.000 euros. 

O Corpo de Polícia Florestal realiza, também, ações que poderão comportar risco para a integridade física dos seus profissionais, nomeadamente a fiscalização da época venatória. Assim, o Governo Regional também concluiu a compra de 35 coletes de proteção balística, num valor superior a 20.000 euros.
Porque a proteção da nossa floresta também exige nos dias de hoje o uso das tecnologias disponíveis, as quais facultam uma otimização do trabalho, especialmente em ações realizadas no exterior, o Governo Regional adquiriu para o Corpo de Polícia Florestal 11 tablets com cartões de dados 4G, num valor de 6.000 euros. 
“Porque acreditamos que se justifica clarificar as regras que são aplicáveis a esta importante carreira profissional, incluindo em matéria de duração e organização do tempo de trabalho, estamos a trabalhar empenhadamente na criação de um novo regulamento de horário de trabalho, estando a Secretaria do Ambiente em vias de publicar uma Portaria que prevê o pagamento de turno aos Polícias Florestais, recompensando de forma mais justa profissionais que trabalham todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados”, concluiu o Presidente do IFCN.   


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.